Resolução 218 em discussão nas Câmaras de Engenharia Química e Agronomia

Brasília (DF), 10.03.2005

Na tarde do dia 10 de março, as Câmaras Especializadas de Engenharia Química e Agronomia discutiram e esclareceram dúvidas sobre a Resolução 218 – que dá novas atribuições às especialidades de engenharia – com o consultor do Confea, Ruy Vieira. Os coordenadores da Câmara de Engenharia Química também assistiram à palestra do engenheiro Paulo Sérgio Walenia, conselheiro suplente da Câmara de Engenharia Elétrica, sobre a mesma resolução. As reuniões fizeram parte do Encontro Anual das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, que está sendo realizado no Hotel Nacional, em Brasília.

Na Câmara de Agronomia, o representante da Câmara na CIAM (Comissão de Integração de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul), Kleber dos Santos (Crea-DF), falou sobre o andamento das atividades junto à Comissão, citando projetos como o do plano de trabalho e harmonização das diretrizes curriculares entre os países do Mercosul, e recebeu contribuições para levar à próxima reunião da CIAM.

O engenheiro agrônomo Jonas Dantas (Crea-BA), relatou as atividades desenvolvidas no Crea da Bahia a respeito da Agronomia Tronco nos cursos superiores, como a discussão em conjunto com as universidades, e apresentou à Câmara uma proposta curricular de Agronomia Tronco. O projeto propõe três anos e meio de agronomia tronco seguidos de meio ano de estágio supervisionado, e logo depois um ano na área de concentração.

A Câmara de Agronomia também escolheu três especialistas para discutirem a Resolução 218 e recebeu representantes da COS (Comissão de Organização do Sistema), que apresentaram os projetos da comissão.

Cinthia Andruchak
Jornalista convidada