Resolução 218 e Agronomia Pública na pauta da reunião da CCEAGRO

Brasília (DF), sexta-feira, 03 de junho de 2005

Integrantes da Câmara Especializada de Agronomia, reunidos em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio, discutiram temas como as contribuições aos estudos e propostas referentes à revisão da Resolução 218, a possibilidade de sustação do decreto 4560/2002, a Resolução 1008 e Agronomia Pública.

Para a Coordenadora Nacional da Câmara, Lígia Maria Vasconcellos Martucci, a reunião foi muito positiva. Além da Resolução 218, a engenheira agrônoma destacou como importantes a discussão sobre a possibilidade de sustar o decreto 4560 que dá a mesma atribuição ao profissional de engenharia agrônoma e aos técnicos de nível médio. Outra questão, ressaltou, refere-se à carga horária.

A Resolução 1008, que trata dos procedimentos de fiscalização padronizada também esteve em pauta. Em debate, as dificuldades encontradas pelos profissionais no que diz respeito à própria fiscalização e à forma de elaboração do auto de infração. A CCEAGRO avalia a possibilidade de prorrogação do prazo de aplicação da resolução, com o objetivo de proceder às devidas adequações.

Agronomia Pública – Visando discutir melhor o tema, os profissionais decidiram solicitar ao Confea a realização de um simpósio, reunindo especialistas na área. Dois pontos são considerados principais, explicou a Coordenadora Nacional da Câmara. A questão da Agronomia Pública propriamente dita, ou seja, a assistência técnica vinculada aos órgãos públicos e a questão da inserção do profissional nos debates sobre as atividades relacionadas à área rural que envolvam a sociedade como um todo, por exemplo, o processo de elaboração dos Planos Diretores.

Homenagem – A reunião da CCEAGRO coincidiu com a entrega do prêmio Deusa Ceres, troféu concedido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Paulo, que contou com o apoio do Crea-SP, àqueles que mais se destacaram em 2004. O engenheiro agrônomo Plínio Brotero Junqueira foi um dos agraciados. A próxima será entre os dias 25 e 28 de setembro, em Recife (PE), juntamente com o 24º Congresso Brasileiro de Agronomia.

Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM