Representantes do Crea-MG tomam posse no Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas de Belo Horizonte

Belo Horizonte, 7 de março de 2012

"Representantes do Crea-Minas recebem os cumprimentos do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Vasco Araújo"

O Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), promoveu nesta quarta-feira, 07 de março de 2012, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a solenidade de posse dos seus membros. Entre os 19 empossados e seus suplentes, o Crea-Minas possui dois representantes, o professor universitário e engenheiro químico Fabiano Baroncelli e engenheiro civil e urbanista Fernando Augusto Vilaça Gomes. 

O órgão, que busca trabalhar na articulação das políticas públicas e da iniciativa privada para a diminuição de gases poluentes na atmosfera e na conscientização ambiental da sociedade, é formado por representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Estado, universidades, ONGs e entidades representativas da indústria e do comércio. 

O coordenador adjunto do comitê, Weber Coutinho, assinalou que considera o Crea um parceiro fundamental, pois acredita na importância de uma política indutora da construção sustentável. “Precisamos nos unir e mobilizar as empresas para a implementação de projetos sustentáveis”, ressaltou. 

Baroncelli, que trabalha há 15 anos com estudos sobre poluição atmosférica, diz que é preciso traçar diretrizes que apontem para uma melhoria do planejamento urbano, principalmente no tocante à questão do transporte, qualidade do ar e emissões veiculares. Outro ponto importante, segundo ele, seria colocar em pauta discussões sobre eficiência energética para pequenos empreendedores.

O coordenador do CMMCE, Vasco Araújo, destacou a importância da mobilização da população quanto às questões ambientais. “Se não conseguirmos conscientizar, nossa ação não faz sentido, pois todos são atores e responsáveis pelo meio ambiente”. 

Ainda durante o evento, o prefeito Márcio Lacerda, assinalou, que “Belo Horizonte precisa se organizar para que o crescimento ocorra, sobretudo, de forma sustentável, equilibrando desenvolvimento e qualidade de vida para o cidadão”. 

Dos objetivos do Comitê, destaca-se o uso de fontes renováveis de energia, aproveitamento do biogás emitido pelos aterros sanitários, melhoria da eficiência energética e uso racional da energia, promoção da redução, reutilização e reciclagem de resíduos, aumento das áreas verdes e realização de estudos para implantação de qualidade ambiental no município.

Estavam presentes o prefeito da Capital, Márcio Lacerda; o secretário Municipal do Meio Ambiente e coordenador do Comitê, Vasco Araújo; o gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental, Weber Coutinho; presidente estadual do Partido Verde, Ronaldo Vasconcelos; e o vereador Leonardo Matos.

Leidiane Vinhal
Assessoria de Comunicação do Crea-MG