Projeto Telecentros cresce no Brasil inteiro

O evento teve o objetivo de divulgar o edital para a instalação de 100 Telecentros apoiados pelo Banco do Brasil, além da participação de outras instituições como o Sistema Confea/Crea, Telemar e a ItautecPhilco. Fora os 100, o MDIC tem expectativas de implantar mais 153 até o final do ano, dos quais 20 serão apoiados pelo Confea. Essa decisão do Sistema profissional consta na PL 0893/2004, aprovada na última sessão plenária ordinária, a de nº 1.322.

O ministro reconheceu que o número de Telecentros prospectado ainda é pequeno para por fim a exclusão digital, que reduz a capacidade das micro e pequenas empresas brasileiras de participar adequadamente da concorrência do mercado. Ele ressaltou a importância do investimento em capacitação técnica. Hoje esse segmento dispõe de 563 centros de informática no país e a meta do MDIC é que este número alcance a casa dos 5.600 nos próximos dois anos.


Furlan homenageou o Estado do Piauí, que teve no bairro de Mocambinho, em Terezina, a primeira experiência de implantação de Telecentro. Enfatizou os resultados positivos que essa ferramenta trouxe aos negócios daquele Estado, como por exemplo, o aumento significativo das exportações de pedras opala.

O Ministro lembrou que isso foi possível graças à participação e ao apoio do Sebrae, Federação das Indústrias e Telemar daquele Estado. Deixou claro que parceria é a palavra chave na execução do projeto Telecentros. "Neste trabalho de ensinar o empreendedorismo, o princípio que adotamos é de compartilhar com a sociedade. Só com a colaboração de muitos parceiros atingiremos nossa meta", disse, informando ainda que essa experiência está sendo internacionalizada com a implantação de telecentros em Angola, Cuba e futuramente em Moçambique.

E por falar em parceria, O Sistema Confea/Crea é um dos principais parceiros do MDIC nessa causa. O presidente do Confea, eng. Wilson Lang, destacou essa participação e disse que a iniciativa vai ao encontro dos objetivos estratégicos do Sistema. Falou de sua recente estada em Cuba, onde o tema inclusão tecnológica esteve em pauta, e de outras intervenções internacionais que resultaram em parceria que nesse campo.

Lang destacou ainda o Seminário Internacional "Sociedade da Informação: Desafios e Oportunidades", realizado no auditório do Confea na semana passada e transmitido para o Brasil inteiro via rede Corporativa de Comunicação do próprio Conselho Federal.

Ele informou também que será realizado o Fórum da Inovação Tecnológica, evento voltado para estudantes dessa área, dentro da Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), de 31 de novembro a 4 de dezembro próximos.

Lang elogiou a iniciativa do MDIC em assumir como um dos pontos principais da pauta de trabalho o combate à exclusão digital, que tem entre outras ações o projeto Telecentros. Ele ressaltou a competência da equipe de profissionais do Ministério.

A próxima reunião do Comitê Temático "Informação" do Fórum Permanente das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte será realizada em Manaus, de 15 a 18 de setembro, durante a II Feira Internacional da Amazônia.


Bety Rita Ramos - Assessora de Comunicação