Projeto SIC é apresentado aos presidentes de Creas

Brasília (DF), terça-feira, 01 de março de 2005

O projeto do Sistema de Informações Confea/Crea – SIC foi um dos assuntos em debate no plenário, no segundo dia da reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema, na sede do Conselho Federal, em Brasília. O engenheiro civil Anjelo da Costa Neto, coordenador da Comissão de Organização do Sistema (COS), e o gestor do projeto e Gerente de Tecnologia da Informação (GTI) do Confea, Jefferson dos Santos Costa, apresentaram a iniciativa aos presidentes de Creas.

Atualmente, os Creas dos estados da BA, ES e RS já estão com o SIC implantado, totalizando perto de 900 profissionais registrados. O Crea- PA encontra-se apto a implantar. A previsão é que o processo de registro dos profissionais tenha início nas próximas semanas.

Durante a reunião, os presidentes de Creas conheceram mais detalhes do projeto - que entre outros objetivos, visa identificar quantos, onde estão e quem são os profissionais da área tecnológica brasileira. Na ocasião, foi apresentado ainda o modelo final da nova carteira.

No item questões nacionais, o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro esteve em pauta. O presidente da Transpetro, José Sérgio, fez uma apresentação da empresa de logística do Sistema Petrobrás, criada em 1998 e encarregada dos navios, dutos e terminais. Segundo ele, atualmente existe uma carência de navios no mundo, um dos motivos da alta do frete. “Ter ou não ter navios passou a ser algo fundamental”, observou, lembrando que países como a Coréia, Japão e China hoje dominam 90% da fabricação no mundo. No Brasil, explicou, somente 14% do frete é aquaviário.

Para o presidente da Transpetro, o grande desafio do país é como aplicar bem o recurso público. Referindo-se ao Programa de Modernização e Expansão da frota, ele disse que a premissa é fabricar navios com 65% de nacionalização. Segundo José Sérgio, essa operação contará com a participação de engenheiros e técnicos e por isso faz-se necessário o estabelecimento de parcerias.

Além do projeto SIC e da apresentação da Transpetro, na pauta da reunião do Colégio de Presidentes, entre outras questões, foram deliberadas propostas referentes ao Grupo de Trabalho Engenharia de Segurança do Trabalho e revisão das tabelas de ART, resolução 486, que foi encaminhada ao GT Ordem Econômica.

Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM