Programa Criação de Futuro estimula empreendedorismo em todo o País

Brasília, 6 de outubro de 2005

Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos futuros profissionais, o programa Criação de Futuro, do Sistema Confea/Crea, já realizou cursos de planejamento de carreira em todos os Estados brasileiros e atingiu cerca de 5.500 pessoas, perfazendo 150.000 horas de capacitação. A idéia, segundo a autora do programa, eng. Deodete Packer, é "plantar uma semente para que os jovens desenvolvam seu talento empreendedor".

O curso, num total de 30 horas, já foi ministrado em universidades e foi estendido para estudantes do último ano do segundo grau. "Nossa iniciativa, vinculada à agenda estratégica do Confea, conseguiu estimular muito cedo o empreendedorismo na área tecnológica. Após acompanhar o Criação de Futuro esses anos todos, desejamos recomendá-lo às organizações socialmente responsáveis do País, para que mais e mais jovens sejam beneficiados", afirma o presidente do Confea, eng. Wilson Lang.

O retorno dos participantes do projeto é positivo. "Minha participação no curso foi uma experiência ímpar, diferentemente dos demais que já tinha feito, onde era visada apenas a formação tecnicista do profissional, deixando de lado suas possíveis contribuições nos aspectos humanos, sociais e principalmente ecológicos", afirma Rafael Rodolfo de Melo, 21 anos, estudante de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Campus de  Patos (PB), que fez o curso de planejamento de carreira no mês passado. "Embora a o curso tenha como foco as Engenharias, não vejo problemas em estudantes de outras áreas participarem", completa.

Cinthia Andruchak
Da equipe da ACOM