Primeira reunião do Colégio de Presidentes dos Creas do centro-oeste marca nova fase e elege Gerson Taguatinga como coordenador

Campo Grande, 22 de fevereiro de 2012

 

Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul realizaram no dia 10 de fevereiro, na sede do Crea-MS, em Campo Grande, a primeira reunião do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste de 2012 (CPCO).

     O grupo foi criado em 2009 com o objetivo de debater temas em comum, discutir ações desenvolvidas em cada um dos Regionais, unificar procedimentos e também para fortalecer a representatividade do centro-oeste junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

     O encontro, além de reunir os novos presidentes dos Regionais do Distrito Federal  e de Mato Grosso, Flávio Correia e Juarês Samiaego eleitos para o triênio 2012 a 2014, contou com a participação dos ex-presidentes, Francisco Machado (DF) e Tarciso Bassan (MT), dos conselheiros federais por Goiás, Idalino Hortêncio; por Mato Grosso, Marcos Vinícius Silva; e também do conselheiro federal por Mato Grosso do Sul e  recém eleito vice-presidente do Conselho Federal (Confea), Dirson Freitag.

     Na primeira reunião do ano, o engenheiro Civil Gerson Taguatinga, presidente do Crea-GO, foi eleito coordenador do CPCO para 2012. Taguatinga contou que a principal meta, quando da criação do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste, era normatizar e padronizar decisões. “Sabíamos que os Regionais tinham procedimentos diferentes. Com a união do grupo conseguimos fazer com que muitas leis e resoluções tivessem a mesma interpretação nos quatro estados, o que facilita sobremaneira o trabalho dos nossos profissionais “, afirmou.

     O anfitrião do encontro, Jary Castro pontuou ser esse um momento histórico para o grupo: “a criação deste grupo, que foi ideia do então presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan,  possibilitou um grande passo para os quatro Regionais. Hoje  somos uma grande irmandade, trabalhamos unidos, temos muitas coisas em comum, respeitando as peculiaridades de cada Estado”, finalizou.

     O engenheiro Juarês Samaniego, recém empossado presidente do Crea-MT, disse que a proposta inicial é manter o grupo unido e ocupando uma posição de destaque dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua, ressaltando  a importância da fiscalização realizada pelos Regionais. “Vamos colocar em discussão o papel da Caixa de Assistência e do Confea no que se refere à necessidade de apoio financeiro na fiscalização realizada pelos Regionais de pequeno e médio portes,  para que possamos ter uma fiscalização mais transparente e eficiente”.

     O vice-presidente do Confea, Dirson Freitag, que na ocasião representou o presidente do Conselho, José Tadeu da Silva, falou sobre o novo momento do Sistema, tanto em decorrência da saída dos arquitetos, como pelo novo presidente à frente do Confea. “Tadeu tem uma proposta clara de mudança, de construção de um Sistema que destaque acima de tudo a importância dos profissionais para a sociedade”.

     Homenagens – durante a reunião, o CPCO em 2011, prestou uma homenagem aos  ex-presidentes e convidados especiais do encontro, Francisco Machado e Tarciso Bassan e ao conselheiro federal (GO), Idalino Hortêncio pelo empenho e participação em prol do fortalecimento dos Regionais do Centro-Oeste.