Presidentes apoiam iniciativas de Tecnologia da Informação

Fortaleza, 6 de dezembro de 2018.

"Mesa de trabalhos do período da tarde no segundo dia da reunião do Colégio de Presidentes em Fortaleza"

Como já se tornou habitual, o gerente de Tecnologia de Informação do Confea, Renato Barros, discorreu, na manhã desta quinta (6), sobre diversos aspectos  que marcam a atuação da área, bastante evidenciada ao longo do primeiro ano da gestão do presidente Joel Krüger. Os presidentes de Crea se manifestaram favoravelmente às iniciativas em vigor, comprometendo-se, informalmente, em dar prosseguimento aos investimentos feitos.

Sobre a aquisição de insumos para a emissão de carteiras profissionais, que ocorreu em outubro, com a entrega, até a véspera, de 84 mil carteiras, Renato Barros revelou terem sido investidos cerca de um milhão e 118 mil reais. “Os Creas podem aderir a essa ata. Não existe previsão de novas aquisições pelo Confea”, disse, informando ainda, em resposta ao questionamento da presidente Ana Adalgisa Dias (Crea-RN), que os investimentos em TI feitos desde o ano passado, estipulados em cerca de R$ 20 milhões, já foram esclarecidos detalhadamente na reunião do mês de setembro com as áreas de TI dos Creas. Ele aproveitou para agradecer o empenho do ex-presidente em exercício do Confea, eng. agr. Daniel Salati, que havia comentado que o investimento garantiu os resultados que vêm sendo obtidos.

"Área estratégica da gestão, a TI do Confea apresentou o andamento de suas atividades pelo gerente Renato Barros"

Renato Barros retomou  o debate também em torno de temas como o Sistema de Informações Confea/Creas (SIC); Documento Nacional de Identidade (“somos o primeiro conselho articulando com o TSE e com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão“); Livro de Ordem Eletrônico (“Até a próxima semana mandamos para o GT Livro de Ordem do CP o relatório final contendo sugestão de padronização nacional para a implementação”); Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) (“poderá ser usado pelos conselhos federais a partir do ano que vem”) e II Encontro de Gerentes de Tecnologia da Informação (“estamos fazendo o maior esforço possível com as TIs dos Creas para fazer essa integração”).

Apoio

"Presidente do Crea-PB, Antônio Carlos Aragão, destacou a importância da valorização da TI: saindo da Pedra Lascada"

Durante a explanação do Gerente de Tecnologia da Informação do Confea, o Presidente Antônio Carlos Aragào (Crea-PB) manifestou “a satisfação de o Sistema estar saindo da Idade da Pedra Lascada”, lembrando que o Regional foi o primeiro a implantar esse novo modelo de gestão. “Estamos tendo um excelente relacionamento com a TI do Confea. Precisamos sempre ousar e sonhar nessa área. Estamos em teste agora em janeiro com recursos do Prodesu, para implantar a Inteligência Artificial em processos e procedimentos no Crea-PB, algo que já soube que é a intenção também do Confea. Vamos trazer para o CP a nossa experiência nessa área. Estamos vendo efetivamente as coisas acontecerem”.


Veja fotos da reunião


Ao que a presidente Ana Adalgisa Dias (Crea-RN) parabenizou a integração e os investimentos em TI conduzidos pelo Confea, questionando se haverá de fato a integração por meio do Livro de Ordem Elet rônico, em desenvolvimento por 14 Estados. “Será realmente integrado? Não adianta cada um dançar sua música”. Renato Barros ratificou que a proposta é de padronizar estas informações e integrar gradativamente os sistemas.

Repositório de ARTs e SEI

Sobre o Repositório de ARTs segundo ele, todos os 27 Regionais estão encaminhando informações, com um milhão e 257 mil ARTs enviadas desde julho. “Estamos fazendo os testes de carga e de conteúdo para conferir se o material está chegando corretamente. A partir de primeiro de janeiro, os Creas deverão enviar diariamente”, disse, agradecendo o empenho dos funcionários e presidentes.

Em relação ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Renato lembrou que já está disponível uma consulta pública de trâmite de qualquer dos 55 mil processos do Confea. “Em dezembro, após a reunião a ser realizada com o TRF-4, esperamos poder disponibilizar o SEI no modelo multiórgão aos Creas. O peticionamento eletrônico também será trabalhado no ano de 2019, possibilitando a geração de protocolos de solicitações diretamente pelo interessado no site do Confea. Isso não envolve só  a TI do Confea, mas também o treinamento e alteração de fluxos de processos dos Regionais. Toda a estrutura de hardware e software ficará no Confea, sendo que os Creas terão que adequar alguns procedimentos internos. O assunto SEI é conduzido pela Gerência de Planejamento e Gestão e temos feito visitas a órgãos que usam o SEI para buscar a melhor forma de adequá-lo à realidade do Sistema”.

"Coordenador Francisco Almeida e presidente Joel Krüger apontaram viabilidade da adoção do SEI no Sistema sob a perspectiva do modelo Multiórgãos"

A possibilidade de integração ao SEI do Confea, caso a homologação pelo modelo multiórgãos seja contemplada pelo Tribunal Regional Federal sediado em Porto Alegre, foi bem recebida pelos presidentes dos Creas Piauí, eng. agr. Ulisses Filho, e Paraíba, eng. civ. Antônio Carlos Aragão, após os esclarecimentos do presidente Joel Krüger. “Vamos nos reunir com o TRF-4, e se nos tornarmos multiorgãos, vamos conseguir disponibilizar para todos os presidentes.  Daí a TI fará um treinamento, para um grande programa de apoio aos Creas”.

Já o coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Francisco Almeida, acrescentou que “há dois meses, todos os processos foram colocados à disposição por meio do Sistema Eletrônico de Informações. O próximo coordenador terá condições de acompanhar todos os despachos, toda a movimentação dos processos".


Novos conselheiros

"Novo conselheiro eng. mec. Carlos de Laet e presidente Lúcia Vilarinho: mandato técnico"
Recebido pela presidente do Crea-ES, eng. civ. Lúcia Vilarinho, o conselheiro eleito eng. mec. Carlos de Laet, atual vice-presidente do Regional, definiu-se como  um entusiasta da engenharia nacional, ao ser apresentado aos demais presidentes. “Sou funcionário de carreira com 20 anos de Crea e quero contribuir tecnicamente”, disse, colocando-se à disposição de todos os Regionais.

"Engenheiro civil Modesto Santos e presidente Ana Adalgisa, do Crea-RN: mandato crítico"

A presidente Ana Adalgisa Dias deu as boas-vindas para o ex-presidente do Crea-RN Modesto Santos, também eleito para exercer o mandato a partir de 2019. “Encontro só amigos aqui, a experiência de seis anos como presidente me fez olhar de uma maneira um pouco diferente, um olhar mais crítico em relação ao momento que o Brasil está passando e vai passar. Acho importante que aqui também se discuta o desmembramento do ministério do Trabalho, o que envolve a produção e ainda o segmento importante da engenharia de segurança do trabalho. Estamos sofrendo um desmonte da engenharia nacional”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea