Presidente do Crea-RO conhece o projeto Viveiro Cidadão e elogia as ações desenvolvidas pela equipe

Porta Velho, 30 de abril de 2014.

Com o objetivo de conhecer o projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela ONG Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO), Engº Civil Nélio Alencar, visitou no dia 25 de Abril, o viveiro de produção de mudas da Ecoporé, localizado em Rolim de Moura, Rondônia.

O coordenador geral do Projeto, o biólogo Marcelo Ferronato, teve a missão de mostrar toda a estrutura do viveiro ao presidente, iniciando a visita explicando sobre processo de produção de mudas. “Já realizamos a entrega de 144 mil mudas aos 181 produtores cadastrados. A previsão é que ao término de dois anos do projeto Viveiro Cidadão 400 mil mudas devam ser plantadas na região para compor os reflorestamentos”, disse Marcelo.

O presidente do Crea-RO mostrou-se impressionado com os números alcançados pela equipe e elogiou a infraestrutura que o viveiro oferece.

“Firmamos no ano passado um termo de cooperação técnica com a ONG Ecoporé porque acreditamos neste projeto. Desenvolver este trabalho voltado para a recuperação de áreas degradadas e matas ciliares é fundamental para o Estado, que se tornou um dos mais desmatados da Amazônia. A sociedade precisa entender melhor os malefícios que o desmatamento causa e saber da importância de se recuperar essas áreas para a melhoria na qualidade de vida da comunidade”, disse.

Durante a visita, Marcelo Ferronato relatou ainda que foram produzidas no viveiro mais de 40 espécies entre nativas e frutíferas. “A maioria passa pelo processo de germinação na areia, e em seguida, é realizada a repicagem às sacolinhas. Esse método favorece a seleção de plântulas bem desenvolvidas, sistema radicular bem definido e padronização do crescimento das mudas”, explicou Marcelo.

O vereador do município de Novo Horizonte, Vilson Preve Peixer, conhecido como “Lobão”, também estava presente no encontro. “Conheço o trabalho desenvolvido pela Instituição desde o início e tenho que parabenizar toda a equipe pelos resultados obtidos até agora. Uma das áreas de atuação do projeto é em Novo Horizonte e já conseguimos perceber as mudanças em nosso município. Os produtores rurais estão cada vez mais envolvidos com esta proposta adquirindo consciência ambiental e plantando árvores em vez de desmatar”.

O superintendente técnico, Siguimar da Cruz, a gerente administrativa do Crea-RO, Márcia Barbato e o assessor da presidência, Maré Nostrum, também participaram da visita. Ao final, todos os convidados receberam brindes e material informativo do projeto.

Equipe de Comunicação do Crea-RO