Presidente do Crea-MG recebe título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte

Belo Horizonte, 21 de março de 2023

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, recebeu, no dia 20 de março, do vereador Wanderley Porto, o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. A honraria, aprovada pelos vereadores, é dada aos cidadãos que, de uma forma ou outra, contribuíram para que Belo Horizonte se firmasse como um centro de desenvolvimento tecnológico, ambiental e social no país.

A esposa do homenageado, Rita Borges, lembrou-se da época que conheceu Lucio Borges e do início do namoro. “Eu conheci o Lucio em 1981. Nós dois somos de Araxá, mas neste ano a gente já morava aqui. Fomos passear na minha terra natal no feriado de 21 de abril e já voltamos de lá namorando. Eu mudei da república em que eu morava para uma casa que ficava atrás do Colégio Batista. Neste dia, Lucio me ajudou na mudança e como estava muito tarde pediu para ficar lá em casa e aí nunca mais foi embora. Em janeiro de 1982 nos casamos. Foi o começo de uma vida maravilhosa e tivemos nossos amados filhos. Lucio sempre foi este homem trabalhador, honesto, competente e família. E o que eu mais admiro nele é o amor ao próximo”, destacou. 

Já o vereador Wanderley Porto, autor da proposição do título, ressaltou o profissionalismo de Lucio Borges e o seu lado humano. “É com imensa satisfação receber nesta casa o cidadão de Araxá que desde a adolescência adotou Belo Horizonte como sua cidade. O Lucio muito tem contribuído para o desenvolvimento da nossa capital. Este homem tem feito a diferença na vida não só dos moradores da nossa cidade como de muitos municípios mineiros”, frisou.

Parlamentares amigos do homenageado também enfatizaram a carreira profissional do engenheiro civil que tanto dedicou sua vida à capital mineira. “Conheci o Lucio na década de 70 quando éramos estudantes na UFMG. Temos uma longa amizade. Recentemente eu e o Lucio travamos uma luta muito importante na Câmara Federal contra a PEC 108, que tinha proposta de desregulamentar os Conselhos profissionais. Lucio foi incansável na defesa dos Conselhos”, lembrou o deputado federal Rogério Correia, que foi o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais. 

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Durval Ângelo, afirmou que a cidadania honorária não é só uma homenagem, mas uma responsabilidade. “Eu acho que essa responsabilidade com Belo Horizonte para exercer a cidadania o Lucio demostra no dia a dia. Como secretário já ocupou vários cargos públicos, já prestou serviços à sociedade. Também como engenheiro foram diversas responsabilidades e hoje recebe esse reconhecimento pelo extraordinário trabalho que desenvolve no Crea-MG. BH te aplaude hoje, tem você como conselheiro e, nós, como seus amigos estamos aqui para compartilhar, partilhar, comungar e dizer parabéns”, finalizou. 

Também estiveram na mesa de homenagem o deputado estadual Tito Torres; o conselheiro do TCE-MG, Mauri Torres; o diretor-presidente do Grupo Localix, Ivanildo Gualberto Lopes; o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge) Murilo Valadares; e o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas.

Equipe de Comunicação do Crea-MG