Presidente do Confea prestigia posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros

Brasília, 29 de março de 2016.

"José Tadeu (à esq.) e Murilo Pinheiro "

Entre ministros de Estado, secretários nacionais e estaduais, parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. José Tadeu da Silva, marcou presença na posse solene da diretoria da Federação Nacional de Engenheiros (FNE) ontem (28), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Na solenidade, que reconduziu o eng. eletric. Murilo Celso de Campos Pinheiro à presidência da federação, José Tadeu cumprimentou os dirigentes que assumem a gestão 2016-2019. “O Confea representa 1,250 milhão de profissionais e 350 mil empresas. Em nome deles, saúdo vocês”, homenageou. 

"Presidente do Confea falou da relevância da FNE para o crescimento do Brasil"

Tadeu também destacou a importância da contribuição da FNE – por meio do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – em favor de um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social. “Vamos virar essa página, com engenharia, mais crescimento e mais desenvolvimento, como prega o ‘nosso’ projeto (referindo-se ao ‘Cresce Brasil’)”, afirmou. 

Após cumprimentar os convidados, Murilo Celso também falou do projeto “Crescer Brasil”, que completa dez anos e se debruça em 2016 sobre o tema “Cidades”. “É preciso questionar o que está errado e aplaudir o que tem sido feito de bom. É assim que estamos conduzindo essa entidade que levanta as bandeiras da valorização profissional, da defesa dos direitos adquiridos pelos trabalhadores, do reconhecimento dos engenheiros, do empenho pela remuneração justa, plano de carreira nas empresas, qualificação de excelência. Queremos continuar defendendo o Brasil e seus cidadãos, apoiando a investigação, o devido processo legal e a punição daqueles que agem contrariamente aos propósitos nacionais. Porém, é preciso muito cuidado para que as grandes instituições e empresas que há décadas impulsionam o crescimento e desenvolvimento não sejam desmanteladas, causando prejuízos aos trabalhadores e à sociedade”, alertou o presidente da FNE. 

"Murilo assume a gestão 2016-2019 da federação"

Sobre o cenário social e econômico atual, Pinheiro pontuou a necessidade de fortalecer o País. “Temos como grande desafio manter a categoria dos engenheiros unida, forte, qualificada e empenhada em trabalhar para superar tais crises. E a FNE vem cumprindo seu papel de debater e elaborar propostas para colaborar com a retomada do desenvolvimento”.

Explicitando a atuação da federação nesse sentido, o dirigente ressaltou: “Temos defendido a implantação de uma política industrial efetiva, que nos traga ganhos de produtividade, um essencial desafio a ser vencido no Brasil, apontando a necessidade de alterações na macroeconomia que favoreçam a produção e o avanço tecnológico. É preciso também que haja investimentos na infraestrutura impulsionados pelo Estado. Essas propostas, que são factíveis, integram um movimento constante de valorização profissional, de destacar os engenheiros como protagonistas do desenvolvimento”.

"Lideranças do Sistema Confea/Crea na solenidade de posse"

Também em discurso, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab reconheceu o papel dos engenheiros para o fortalecimento do País. “Contamos sempre com nossa engenharia, uma das melhores do mundo. Tenho certeza que muito vão contribuir ao desenvolvimento das cidades, Estado e País”. 

Levando mensagem do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice Márcio França relatou as obras e investimentos que vêm sendo feitos no Estado e enfatizou: “O engenheiro é o profissional do desenvolvimento. Temos a esperança e expectativa que vocês vão ajudar o País a voltar a crescer com inovação e dignidade”. Confira a matéria na íntegra no site da FNE.

Leia mais: 

Confea participa nesta segunda (28) da posse da nova diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros

 

Equipe de Comunicação do Confea, com informações da FNE

Fotos: Beatriz Arruda e Alexandre Coronato