Presidente da Fenaj participa da entrega do II Prêmio Confea de Jornalismo

 

Brasília, segunda-feira, 4 de julho de 2005

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), jornalista Sérgio Murillo de Andrade, ao participar, na última sexta-feira da solenidade de entrega do II Prêmio Confea de Jornalismo, em Vitória (ES), ressaltou a importância do Confea na ocasião da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalistas. “O Confea foi uma das primeiras entidades a se solidarizar com a nossa causa, a da criação do CNJ, que se preocupa com a ética profissional.

Poucas entidades tiveram coragem de se solidarizar com nossa causa”, disse. Sérgio fez um agradecimento público ao presidente, eng. Wilson Lang pelo apoio recebido do Sistema em torno dessa questão.

O jornalista enfatizou que a Fenaj está muito satisfeita com a parceria estabelecida com o Confea e que resultou na instituição do Prêmio de Jornalismo. “O prêmio destaca o jornalismo feito no Brasil, apesar das dificuldades e das condições de trabalho, muitas vezes, indignas. Essa premiação mostra que no país se faz um jornalismo de excelente nível técnico e ético”, comentou. Sérgio Murillo prestou uma homenagem especial aos cinco profissionais de Comunicação premiados. “Vocês, com seus trabalhos, nos ajudam ainda mais a valorizar nossa profissão”, observou.

O II Prêmio Confea de Jornalismo agraciou na categoria Mídia Impressa (revista e jornal), Eduardo Nunomura e Carla Miranda, do jornal Estado de São Paulo, com a matéria “Sonhando uma cidade mais bela”; na categoria TV, Marcelo Canellas, da Rede Globo de Televisão, com a série “Cerrado”; na categoria Rádio, Alexandra Torres de Barros, da rádio JC/CBN Recife (PE), com a matéria “Ações de infra-estrutura e urbanização mudam a vida dos moradores de Brasília Teimosa”; na categoria Internet, José Alberto Dantas, do dnonline – Diário de Natal (RN), com a matéria “Nossa casa proporciona melhorias habitacionais para a comunidade” e na categoria Fotografia – Teresa Maia, do Diário de Pernambuco, com a foto Desconstrução II.

Os vencedores receberam a premiação – R$ 5 mil, troféu e certificado de participação – em solenidade na Casa de Eventos Le Buffet. Na ocasião também foi lançada a 62ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA), que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro, na capital capixaba e a terceira edição do Prêmio Confea de Jornalismo, que terá o mesmo tema da Semana – Compromisso social desafio e oportunidade profissional.

Comissão julgadora - Sete profissionais fizeram parte da Comissão Julgadora dos trabalhos: o presidente do Confea, en. Wilson Lang;  o representante da CAN, Renato de Melo Rocha; o membro do Conselho Editorial e presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, arquiteto Ângelo Marcos Vieira de Arruda; o representante do Plenário do Confea, conselheiro João de Oliveira Sobrinho; o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo; o jornalista Fernando Oliveira Paulino e o representante da Associação dos Diários do Interior (ADI), Edil Duarte.

O Prêmio, iniciativa do Confea e Fenaj, visa contribuir para um amplo debate na sociedade com o objetivo de buscar soluções conjuntas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a iniciativa destaca a relevância das atividades voltadas à área da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia na vida econômica, política e social do país.

A seleção dos trabalhos jornalísticos, que enfocou a produção e veiculação de matérias voltadas para essa questão, buscou estimular ainda mais a discussão sobre o conceito de sustentabilidade. A meta foi promover, por meio de um esforço conjunto, a divulgação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, para que o país venha a atingir sua ecoeficiência. As matérias mostraram como engenheiros, arquitetos, geógrafos, geólogos, agrônomos, enfim, os profissionais da área tecnológica intervêm ou podem intervir para a construção de cidades sustentáveis.

Assessoria de Comunicação - Confea