Plenário aprova atuação conjunta com a Cbic

Brasília, 18 de junho de 2021.

Sessão Plenária nº 1571


Na sexta-feira, durante a Sessão Plenária nº 1571, os conselheiros aprovaram a representação institucional do Confea junto às comissões técnicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Para compor a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) foi designado o conselheiro federal eng. civ. João Carlos Pimenta; para Comissão de Indústria Imobiliária e Habitação Social (CII/CHIS), o conselheiro federal eng. civ. Gilson de Carvalho Queiroz Filho; a Comissão de Obras Industriais e Corporativas (Coic) terá o conselheiro federal eng. civ. Carlos Eduardo de Souza; já na Comissão de Materiais, Tecnologias, Qualidade e Produtividade (Comat), o representante será o conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira; e a Comissão de Meio Ambiente (CMA) terá na composição o conselheiro federal eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho.

A Cbic, que reúne 92 sindicatos e associações do setor da construção, foi fundada em 1957 com o objetivo de tratar das questões ligadas à indústria da construção e ao mercado imobiliário, bem como de ser a representante institucional do setor no Brasil e no exterior. A entidade representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país e, dirigida por um Conselho de Administração eleito pelos associados, a Cbic atua por intermédio de suas comissões técnicas que a partir de agora terá o Confea em sua composição. 

Desdobramento de um estudo da Cbic e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em 2018, o BIM Fórum Brasil Fórum foi lançado em setembro de 2020 e tem ampliado sua linha de atuação. Na tarde desta sexta-feira foi aprovado um acordo de cooperação técnica entre o Confea e o BIM Fórum Brasil com possibilidade de adesão pelos Creas. Para compor o Grupo Técnico-Operacional (GTO) foram eleitos os conselheiros federais eng. eletric. Genilson Pavão Almeida e eng. civ. Carlos Eduardo de Souza, como titular e suplente, respectivamente. BIM é a sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, tecnologia que utiliza parâmetros virtuais em todas as etapas de uma obra. Mais de 50 entidades correlatas em cerca de 40 países foram analisadas para a criação do Fórum, que é presidida pelo eng.  civ.  Wilton Catelani, o BIM Fórum Brasil conta hoje com 28 associados.

Homenagem
Pela manhã, pouco antes de iniciar os trabalhos, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, mais uma vez, lamentou as vidas perdidas para a Covid-19, e reverenciou a memória de Manuel José Menezes Vieira, conselheiro federal, falecido em abril último. Ele entregou ao eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho (Crea-PA), de quem Manuel era suplente, a placa que o identificava quando em atividades no conselho federal. Muito emocionado, Sobrinho agradeceu e se incumbiu de levar a placa para a família do ex-conselheiro. “Manuel ocupou suas funções com alto senso de responsabilidade”, disse Krüger. Uma salva de palmas, marcou a homenagem in memoriam

Presidente Joel Kruger e conselheiro Daniel Sobrinho na homenagem, in memoriam, ao conselheiro Manuel Vieira

Mais fotos no Facebook do Confea

Ainda na sessão, pela manhã, coordenada pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que teve ao lado o eng. agr. Annibal Margon na mesa diretiva dos trabalhos, a sessão plenária 1.571, foi iniciada com a apresentação dos processos  da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), apresentados por seu coordenador, eng. minas Renan de Azevedo. 

Divididos em blocos, gerados por infração a artigos das Leis 5.194/66 e 6.496/77, alguns processos receberam “Pedido de Vista” e outros retirados de pauta, mas em sua maioria tiveram o encaminhamento de acordo com o deliberado pela Ceep, como manutenção ou nulidade de autos de infração, capitulação, arquivamento e cancelamento de pagamento de anuidade. Entre as decisões aprovadas, a inclusão na Agenda de datas comemorativas do Sistema Confea/Crea, Crea e Mútua e órgãos governamentais, o dia 02 de maio como Dia Nacional da Ética na Engenharia. 

Os conselheiros também aprovaram o calendário de reuniões ordinárias do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) para este ano. A 2ª reunião ordinária está marcada para os dias 14, 15 e 16 de julho, em Brasília (DF); a 3ª reunião ordinária será no dia 15 de setembro, virtualmente; e a 4ª reunião ordinária, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2021, em Brasília (DF).

Saiba mais sobre o que foi debatidos nas sessões plenárias neste mês de junho:

Confea inicia plenária com minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19
Registro de entidades e prestação de contas marcam plenária 1570

Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea