Personalidades da arquitetura e da engenharia serão homenageadas pela Sinaenco

Data: 2 de dezembro de 2004

As personalidades da arquitetura e da engenharia e os principais clientes da área de empresas de projeto de arquitetura e engenharia brasileiras foram eleitas pelo júri do Prêmio Sinaenco, que está em sua 12ª edição. O prêmio foi instituído em 1990 pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), que reúne as cerca  de 9 mil empresas desses setores, voltadas para o projeto e a consultoria e, assim, representam o elo inicial da cadeia da construção brasileira. Os vencedores deste ano: o arquiteto Gilberto Belleza, escolhido como Personalidade da Arquitetura; o engenheiro João Coelho da Costa - Personalidade da Engenharia Consultiva; a Infraero, como Cliente da Arquitetura; e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), como Cliente da Engenharia Consultiva. A entrega do Prêmio Sinaenco 2004 acontecerá no dia 3 de dezembro, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), o mais importante museu do gênero da América Latina.

O Prêmio Sinaenco tem a finalidade de prestar reconhecimento público a personalidades do setor de arquitetura e engenharia consultiva que primaram pelo desenvolvimento e valorização dessa categoria, tendo como padrões de conduta empresarial a ética e a busca da melhor solução técnica para os usuários finais dos empreendimentos projetados. Empresas que são referências internacionais em suas áreas de atuação, como o Metrô de São Paulo e a Petrobrás, foram agraciadas com o prêmio, que também homenageou alguns dos principais engenheiros e arquitetos brasileiros, como os engenheiros osé Carlos de Figueiredo Ferraz e Miton Vargas e os arquitetos como Jaime Lerner, Alberto Rubens Botti, Joaquim Filgueiras Lima (Lelé), entre outros.

Para Gilberto Belleza, vice-presidente nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e ex-presidente do IAB/SP, a premiação representou uma grande homenagem. "Fiquei emocionado. Esse prêmio, que certamente é também um reconhecimento pelo meu trabalho à frente do IAB, é também uma homenagem aos inúmeros colegas que, com sacrifícios, batalharam pela causa da arquitetura em nossas entidades", afirmou Belleza. A luta pelo fortalecimento da sua entidade de classe, no caso o Sinaenco Bahia - que dirigiu por duas gestões (2000-01 e 2002-03), foi a característica também destacada pelo engenheiro baiano João Coelho da Costa, escolhido como a Personalidade da Engenharia Consultiva. "Quando assumi a presidência do Sinaenco Bahia, tínhamos sete associados. Quando saí, contávamos com 70. Essa premiação, acredito, é o reconhecimento por esse trabalho", diz Costa.

Os premiados foram escolhidos, inicialmente, entre os nomes indicados por associados e filiados ao Sinaenco e, posteriormente, por uma comissão integrada pela direção nacional do Sindicato; pelos jornalistas Nanci Corbioli, da revista Projeto Design; Nildo Oliveira, da revista O Empreiteiro, e Paulo Kiss, editor das revistas Construção & Mercado e Téchne, da Editora Pini; e representantes de entidades - os arquitetos Edison Elito (IAB/SP) e Sidônio Porto (Asbea), e o engenheiro Julio Timerman (Abece). Os jurados elegeram em cada categoria cinco nomes - entre os indicados pelos associados -, que foram submetidos à votação final das empresas associadas e filiadas ao sindicato.

O prêmio busca homenagear personalidades e clientes dessas categorias que primaram pelo desenvolvimento e valorização desses segmentos profissionais, tendo como padrões de conduta empresarial a ética e a busca da melhor solução técnica para os usuários finais dos empreendimentos projetados.

Os convidados para a cerimônia de entrega do prêmio poderão visitar a exposição  "As 100 maravilhas - Impressionismo e Referências", formada por obras do acervo do Masp. 

Sinaenco
Fundado em 1988, o Sinaenco é um sindicato que congrega mais de nove mil empresas de arquitetura e de engenharia consultiva em todo o País, setor que constitui parte significativa da formação do patrimônio científico-tecnológico nacional.
Essas empresas constituem o elo inicial da cadeia produtiva de setores significativos da infra-estrutura brasileira e são responsáveis pela elaboração de projetos e estudos de viabilidade, pelo planejamento e gerenciamento de empreendimentos nas mais diversas áreas, como transportes, telecomunicações, saneamento, energia, habitação e urbanismo. As atividades do setor, portanto, estão intrinsecamente ligadas ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento do Brasil.