Pavilhão Italiano na Bienal de Brasília

Brasília, 14 de novembro de 2006

Água, sol e terra são o motivo recorrente do pavilhão italiano na V Bienal de Arquitetura de Brasília, que acontece de 11 a 26 de novembro.
   
O pavilhão projetado pela StalkAgency, é uma iniciativa conjunta do Ministério de Relações Exteriores, da Embaixada da Itália em Brasília e da Direção para a Arquitetura e a Arte Contemporânea (Darc) do Ministério dos Bens Culturais.

O pavilhão abriga a exposição "Ecologias contemporâneas. Energias para a arquitetura italiana", curada por Luigi Prestinenza Puglisi, e oferece uma seleção de propostas de estudos de arquitetos italianos sobre o tema da arquitetura sustentável apresentados em uma re-elaboração em vídeo dos projetos e uma publicação gratuita distribuída aos visitantes.

O tema escolhido testemunha como na Itália esteja emergindo uma nova atenção ao ambiente, com a conjugação de economia energética, respeito pela paisagem e desenvolvimento tecnológico.

O argumento é particularmente adequado para as condições do Brasil, posto que a natureza constitui um elemento dominante.

Ao comentar a participação italiana da Bienal, o embaixador da Itália em Brasília, Michele Valensise, evidenciou que "o tema da sustentabilidade ambiental, como critério-guia para a reestruturação dos assentamentos humanos, urbanos ou rurais, é o foco também de algumas intervenções de cooperação que a Itália está realizando com sucesso no Brasil, em colaboração com as autoridades brasileiras". "Neste momento a arquitetura italiana é extremamente vital e o pavilhão montado por nós é prova disso", declarou o curador da mostra.

Fonte: Agência Ansalatina