Parceria ABNT e Confea rende benefícios para profissionais adimplentes

Brasília, 12 de julho de 2017.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Sistema Confea/Crea e Mútua  possuem uma parceria para facilitar o acesso aos Cursos e às Normas Técnicas Brasileiras e do Mercosul para os profissionais de engenharia, agronomia, meteorologia, geologia e geografia do Brasil.

Todos os adimplentes registrados no Sistema ganham descontos especiais e têm as normas técnicas disponibilizadas pela internet para consulta, além de descontos também na inscrição de cursos. Os descontos são: 15% na aquisição de cursos, 50% para acesso às normas para associados Confea/Crea e 60% para associados Confea/Crea e Mútua. Para saber mais sobre a parceria, acesse http://www.abntcatalogo.com.br/confea/.

O grande objetivo da parceria é viabilizar o exercício profissional competente ao mesmo tempo em que facilita o acesso das normas aos profissionais da área. Segundo Pedro Buzatto Costa, presidente da ABNT, a iniciativa é o coroamento dos esforços de ampla divulgação das normas técnicas. “Mais importante do que fazer é disseminar as normas, principalmente no caso do Sistema Confea/Crea e Mútua, cujo cadastro reúne milhares de profissionais”. 

Na opinião do presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, a parceria com a ABNT é fundamental, uma vez que a instituição atua em atividades regulamentadas pelo Sistema. "O Confea tem procurado estreitar ainda mais suas relações, não apenas pela oportunidade de conferir descontos, por meio de convênios, ao acesso às normas técnicas, mas também participando dos Comitês Brasileiros e de suas comissões de estudo, contribuindo ainda mais para a defesa da sociedade", pontua José Tadeu.

Desde maio passado, o Confea tem cadeira no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A nova atribuição foi definida em eleição em maio passado, quando o Conselho Federal obteve 511 pontos, sendo eleito à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), também eleitos como sócios-mantenedores. O Confea – que tem mandato até 2020 no Conselho Deliberativo – passa a integrar um grupo seleto, constituído também por membros-natos como os ministérios da Defesa, da Aeronáutica e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

 

Equipe de Comunicação do Confea

Com informações da Ascom da ABNT