Palestra sobre fiscalização nas áreas de geologia e minas abre o último dia de seminário promovido pelo Confea

Brasília, 20 de abril de 2016.

"Geólogo Antônio Pedro Vieiro"

O segundo e último dia do Seminário Temático Gerência da Fiscalização começou com a palestra do geólogo Antônio Pedro Vieiro, coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Minas, do Sistema Confea/Crea. O evento, realizado ontem e hoje (20/4) na sede do Confea, em Brasília, reúne 54 participantes vindos de todos os conselhos regionais (Creas).

Vieiro – mestre e doutor em Geociências, professor e também pesquisador, afirmou que a “diversidade” caracteriza a fiscalização das modalidades de geologia e de engenharia de minas. Disse também que “recursos hídricos, obras, planejamento urbano, paleontologia, compõem uma gama extensa de atuação”.

"À tarde, os participantes trocaram experiências sobre a fiscalização praticada nos estados"

Para Vieiro, uma das dificuldades da fiscalização é a localização da maioria das empresas de geologia e minas: “as empresas que atuam na área estão distribuídas pelo território nacional, fora das zonas urbanas, o que dificulta o acesso”. Outro aspecto a ser considerado é a rapidez com que algumas atividades são realizadas, como a perfuração de poços, por exemplo, feita em um ou dois dias.

A programação do seminário segue o exemplo dos anteriores, em que uma palestra sobre fiscalização em cada área abrangida pelo Sistema Confea/Crea foi apresentada. Este ano, o destaque coube à geologia e minas.

Leia mais

- Confea realiza seminário que reúne gerentes de fiscalização em Brasília

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea