Brasília, 22 de abril de 2024.
Painéis e palestras aprofundam, na tarde do segundo dia, as discussões do Encontro de Ética Regional, iniciadas nesta segunda (22/4), no Confea. Em caráter inédito no evento, os painéis e palestras, inclusive do presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, apresentam visões de especialistas sobre o tema. Com dois estudos de casos fictícios, dois grupos formados por assessores técnicos e jurídicos e coordenadores de ética representantes da região Centro-Oeste simulam a atribuição de uma câmara de ética dos Creas, compartilhando essa experiência com profissionais. Essa é proposta da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) para uniformizar os procedimentos de análise ética no Sistema.
O novo formato dos eventos da Comissão tem como slogan “Ética na Prática – aprendendo com especialistas e trocando experiências com profissionais”. De caráter regional, a iniciativa prossegue até o dia seguinte, apresentando painéis e sanando dúvidas junto a profissionais e convidados do Crea-MT, Crea-MS, Crea-GO e Crea-DF, selecionados para esta primeira experiência do novo formato do evento. Coordenada pelo conselheiro federal eng. Domingos Sahib Neto, a Ceep é formada ainda pelos conselheiros federais Nielsen Christianni, Alexsandro Meireles Menezes dos Santos e Lucas Carneiro.
“Esse encontro traz um novo olhar do Sistema, mostrando a Ética na Prática. Queremos apresentar a conduta ética com exercício profissional no dia a dia. Dessa forma, eu acho que vamos ter mais objetividade e efetividade maior junto aos profissionais do Sistema. Essa é a proposta que a gente está implementando agora na Ceep, buscando sanar as dúvidas junto aos coordenadores das câmaras e ao apoio técnico para que seja possível promover uma uniformização dos procedimentos junto aos regionais”, considera o coordenador da Ceep, eng. Domingos Sahib Neto.
Segundo ele, apenas falar de conceitos pode passar despercebido pelos profissionais. “Mas quando você mostra a ética ligada a um exercício, isso traz uma dinâmica diferente e faz com que os profissionais sejam atraídos para que o Confea seja o condutor de um novo processo. É o novo olhar que a nova administração está orientando, onde o profissional seja cada vez mais valorizado.”, diz, ressaltando que o novo formato busca melhorar a condução do tema junto aos regionais.
A assessora da Ceep, eng. Claudia Regina Machado, esclarece que os grupos apresentarão os resultados ainda nesta tarde, debatendo com os demais coordenadores, assessores de ética e convidados, no encerramento do evento, na manhã seguinte. “Nesse formato, é o primeiro. Acredito nesse formato. Abrir para o público, para os profissionais é sair do ‘mais do mesmo’. Vamos manter a essência dos encontros anteriores, com essa discussão prévia, mas ganharemos ainda mais com os painéis e palestras que começam hoje”, comenta.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea