Orçamento de 2005 vai permitir recuperação das estradas, garante Ministro para presidents de Creas

Brasília (DF), 28.02.2005

"Alfredo Nascimento e Wilson Lang"
É do conhecimento de qualquer pessoa que viaja pelas estradas brasileiras, é empresário e/ou que acompanha o assunto pela mídia, que o Brasil tem sérios problemas de infra-estrutura. Uma das maiores dificuldades que isso causa é que batemos recordes de produção agrícola, mas não temos como escoar. Boa notícia: este quadro deve começar a mudar em 2005. Pelo menos é o que garantiu, para uma grande comitiva do Sistema Confea/Crea, o ministro dos transportes Alfredo Nascimento, na manhã de ontem.

Os presidentes de Creas, que realizam em Brasília a primeira reunião do Colégio deste ano, interromperam o encontro para ir conversar com o Ministro sobre como ele pretende resolver a situação caótica da matriz de transportes brasileira. O encontro foi agendado pelo presidente do Crea-AM, eng. Afonso Lins, assessor especial do Ministro.

Bastante otimista Alfredo Nascimento, que só tem onze meses à frente da pasta, explicou que em 2004 trabalhou com um orçamento de R$ 2,4 bilhões já autorizado e muito limitado para as demandas do Ministério, mas que mesmo assim resultou em cinco mil quilômetros de estradas restauradas. Porém, ele ressaltou que para 2005 estão previstos R$ 5,5 bilhões, mais que o dobro do ano anterior.

“Este orçamento foi pensado para diminuir os gargalos existentes nas nossas rodovias que dificultam o escoamento da produção”, justificou o Ministro, explicando também que R$ 500 milhões serão para investir nos onze principais portos do país, responsáveis por 85% exportações. ”Temos ainda R$ 800 milhões em emendas parlamentares”, contabilizou. Segundo ele, mesmo com os cortes no orçamento, já anunciados pelo Presidente Lula, a pasta dos transportes conseguirá realizar as ações planejadas para este ano.

Estradas prioritárias - Nascimento começa a partir da próxima semana uma série de viagens pelo Brasil em que irá liberar o orçamento, a ser empregadas em três principais estradas: BRs 101, 116 e 153. Para a primeira, a prioridade é sua duplicação principalmente no trecho que liga os Estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina e Rio Grande do Norte e Pernambuco no primeiro semestre, e os trechos de Alagoas e Sergipe, no segundo. “Devemos duplicar inteiramente a BR 101 e restaurar o trecho da Bahia, que vai nos custar R$ 100 milhões”, informou.

Com relação a BR 116, o ministro explicou que será concluída a duplicação no trecho do Ceará, estratégico para o escoamento da produção daquela região, mais o trecho que não é litorâneo. E A BR 153, mais conhecida como Belém/Brasília tem recurso garantido no orçamento para todas sua duplicação e restauração. “Este mês teremos muitas aberturas de processos de licitação para essas obras. Nosso orçamento obedece a nossa capacidade de execução”, disse se referindo às questões climáticas do país.

Nascimento se disse otimista com relação aos resultados esperados deste trabalho. “Minha expectativa é de restaurarmos 14 mil quilômetros de estrada este ano”, anunciou, lembrando que nas administrações anteriores esqueceram que as rodovias têm vida útil.

Ferrovias  Com relação às ferrovias, Nascimento informou que serão feitas duas novas: Norte/Sul e a Transnordestina. “Essas duas são muito importantes para o país porque nossos onze portos já estão saturados. Eles foram concebidos há muitos anos, hoje estão nas grandes cidades, com dificuldades de acesso e não têm calado para receber os navios modernos. Quero construir essas ferrovias para darem suporte aos portos”, disse.

Hidrovias  No que se refere às hidrovias o Ministério vai priorizar a região Norte, fazendo o balizamento dos rios amazônicos, além da construção de pequenos terminais rodoviários. Ele informou também que já realizou reuniões nos Estados do Amazonas e do Pará para estabelecer a normatização dos transportes de cargas e passageiros naquela região.

Concessões e PPPs  Respondendo a pergunta do presidente do Confea, o ministro disse que as BRs 163 e 116 serão alvo das PPPs. Na primeira, há um grande interesse dos produtores de soja, porém se isso não for suficiente para a realização das obras necessárias, serão concedidas concessões. E a segunda, está sendo considerada a rodovia das parcerias público privadas, principalmente no trecho Rio/Bahia.

Entre outros questionamentos, o Ministro respondeu a reivindicação do presidente do Crea-MA, eng. Civil José Pinheiro Marques, que solicitou atenção a BR 316 e a reconstrução da ponte que liga a cidade de São Luis ao Continente no Estado do Maranhão.  Nascimento disse que estes assuntos estão na sua pauta e que recentemente recebeu uma grande comitiva daquele Estado, se comprometendo a visitá-lo nas próximas semanas para assinatura do início das obras da nova ponte.

Encerrando a visita o presidente do Confea agradeceu a atenção do Ministro que disse ainda que conta com o Sistema Confea/Crea para a realização das ações planejadas no Ministério dos Transportes. “  Conto com a colaboração de vocês, é tarefa de mais para um homem só”, brincou.

Além do presidente do Confea, fizeram parte da comitiva os presidentes dos Creas, da Mútua, eng. Henrique Luduvice e dos Conselheiros Federais, engs. Civis João de Oliveira Sobrinho e Anjelo da Costa Neto, além do Chefe de Gabinete do Confea, eng. Paulo Bubach e da gerente de relações institucionais, Carmem Eleônora


Bety Rita Ramos
Assessora de Comunicação

Fotos: Sérgio Seiffert