O Confea lamenta a morte do artista plástico Francisco Brennand

Artista plástico, Francisco Brennand morre aos 92 anos

O Confea lamenta a morte do artista plástico Francisco Brennand, 92 anos, falecido na manhã de ontem (19/12), em decorrência de uma infecção respiratória. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em Brasília honra a trajetória deste intelectual pernambucano de grande erudição com mural instalado na recepção da sede em Brasília, desde 2011. 

Expressivo, o painel chama atenção pela geometria, como o próprio desenhista explicou quando da instalação da obra. “Nesse trabalho para o Confea tentei colocar linhas de força que se assemelham, ou deveriam se assemelhar, com as mesmas linhas de força que movem o mundo, as linhas de eixo do mundo”. 

 

 

 

Em Brasília, painel de autoria de Francisco Brennand compõe a recepção da sede do Confea (foto tirada em 20/12/2019)

De acordo com o pintor, ele não queria trabalhar com “formas orgânicas”, como define, ou pintar explicitamente um engenheiro com capacete ou um agrônomo no campo. "Eu queria trabalhar com elementos geométricos. Na minha maneira de ver, não fiz um mural abstrato, mas um mural em que estão presentes forças da natureza, uma espécie de energia permanente", explicou. 

Visite o mural de Brennand no edifício do Confea, que fica na W3 Norte, 508, bloco A.

Saiba mais sobre a instalação do painel no Confea, em 2011.

Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea