Novos conselheiros seguem em orientações sobre o Federal

Brasília, 9 de janeiro de 2018

Após receberem notebooks corporativos e cadastrarem usuário e senha no servidor do Confea, os novos conselheiros federais assistiram a duas palestras, na manhã desta terça-feira, no plenário do Confea. Treinamento subsidia as novas lideranças para a próxima Sessão Plenária.

"Gerente de Desenvolvimento Institucional Polyana Ferrari"

Primeira palestrante do dia, a gerente de Desenvolvimento Institucional (GDI), Polyana Ferrari, explicou sobre o funcionamento do Prodesu, suas linhas de financiamento, e dirimiu dúvidas dos novos integrantes do plenário, como o que é feito com os recursos repassados aos Creas que não são utilizados. "Eles voltam integralmente ao fundo. Aí, faz-se uma redistribuição".

"Superintendente Alceu Molina"

Em seguida, o superintendente de Integração do Sistema (SIS), Alceu Molina, contou sobre a origem das comissões permanentes, apresentou o organograma do Confea, e esclareceu o principal objetivo da SIS. "Nosso papel é dar condições - auxiliar nas questões técnicas necessárias - para que os senhores possam realizar seu trabalho, seja no plenário ou nas comissões, nos grupos de trabalho, etc". 

Colegiados

A participação de assessores de comissões permanentes e da presidência do Confea apresentou aos novos conselheiros a estrutura dos principais colegiados do Federal. Enquanto o assessor da presidência, eng. agr. Flávio Bolzan, tratou da importância de fóruns como o Conselho Diretor (CD), ao Comitê de Avaliação e Articulação (CAA), as Comissões Especiais e Permanentes e ainda as Comissões Temáticas os Grupos de Trabalho, onde “os suplentes não são substitutos naturais dos conselheiros titulares, em caso de mudança”, os assessores discorreram sobre algumas das comissões permanentes.

"Assessores Sílvia Rodrigues, Flávio Bolzan, Ana Luísa Alvim e Igor Fernandes"
No caso da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), a geóloga Sílvia Rodrigues destacou a integração do Sistema com a sociedade, em discussões que envolvem outros conselhos profissionais e ainda representações internacionais. Ela também abordou a normatização da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS).

A engenheira de alimentos Ana Luísa Alvim tratou da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) e da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), contando com a contribuição de seu ex-coordenador, o engenheiro civil Osmar Barros Júnior, que volta a exercer suas atividades em novo mandato. Habilitação, atribuição de títulos, registro de profissionais diplomados no exterior e diálogo com o Conselho Nacional de Educação (CNE) foram algumas temáticas abordadas.

"Conselheiro João Bosco de Andrade Lima Filho"
Já o assessor da Comissão de Ética e Exercício Profissional, eng. mec. Igor Fernandes,  lembrou a integração da Lei nº 5.194/1966 com a Resolução 1015/06 para destacar as principais infrações do Código de Ética Profissional entre as atribuições conduzidas pela Ceep.

 

 

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Caroline Silva