Novo texto do projeto sobre a sistemática de concessão de atribuições e atividades profissionais será apreciado na sessão plenária 1328

Brasília (DF), sexta-feira, 10 de junho de 2005

O novo texto do projeto de resolução que disporá sobre a nova sistemática para concessão de atribuições e atividades profissionais – projeto estratégico CEP I/CES I – elaborado após a contribuição da comunidade profissional e dos especialistas e apresentado nesta sexta-feira (10), no plenário do Confea, bem como as contribuições incorporadas ao projeto, enfim, todo o material será analisado pela Comissão de Sistematização, incorporado e distribuído aos conselheiros com vistas à apreciação na sessão plenária do Confea, que inicia quarta-feira (15) e prossegue até sexta (17).

Reunidos para a segunda rodada de discussões em torno do texto principal do projeto que modificará a Resolução 218 – e outras que definem a concessão de atribuições profissionais – os 22 especialistas, indicados pelas Câmaras Especializadas analisaram durante todo o dia as contribuições enviadas desde o último encontro, em 10 de maio, para aperfeiçoar o documento.

Coordenador da Comissão de Educação do Sistema (CES), o engenheiro civil Walter Logatti, agradeceu a participação e a contribuição dos profissionais, enfatizando que se encerra apenas uma etapa do trabalho. “Na próxima, dos anexos, vamos continuar juntos nos debates”, destacou. Ex-coordenador da Comissão do Exercício Profissional (CEP) no período 2003/2004 e engenheiro mecânico, Paulo Rangel também agradeceu o apoio de todos. “Hoje chegamos a uma situação que sonhávamos que pudesse acontecer”, ressaltou. Segundo Rangel, que participou como convidado e fez parte da composição da mesa dos trabalhos, o novo documento vai ensejar a valorização das Câmaras Especializadas, órgão técnico que ele considera de grande importância no Sistema.

A participação dos especialistas indicados pelas coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, atende orientação da CEP e da CES,  gestoras do projeto de resolução que será apreciado pelo plenário na próxima semana, na sessão 1328. Se aprovado, começa o segundo rito processual, com vistas à discussão dos anexos I e II que completam o texto. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o final do ano.


Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM