Gramado, 11 de agosto de 2023.
No último dia da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Gramado/RS, a tecnologia assumiu o protagonismo nas discussões sobre a fiscalização nas áreas de engenharia. O painel “Inteligência Artificial – novas ferramentas nos procedimentos fiscalizatórios” foi escolhido para discutir as inovações que estão ocorrendo na área.
O engenheiro mecânico Wesley Costa de Assis, superintendente de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), destacou o uso de ferramentas tecnológicas como um alicerce fundamental na fiscalização. Ele demonstrou como as tecnologias atuais estão sendo empregadas para aprimorar os procedimentos de fiscalização, garantindo maior eficiência e eficácia.
“Viemos trazer um pouco da experiência que o Maranhão tem com o uso de ferramentas tecnológicas. Começamos a pensar fora da caixinha por lá, e começamos a utilizar algumas tecnologias”, destacou Wesley, falando sobre o uso de recursos como o “Google Alerts”, georreferenciamento, painéis de BI, entre outros, que auxiliam no processo de fiscalização no estado.
Integração de dados
A programação iniciou com a palestra do engenheiro de alimentos Danillo Humberto Cordeiro Bezerra, coordenador de Integração de Dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). Ele discutiu a importância da integração de dados nas ações de fiscalização, mostrando como a coleta e análise de informações podem aprimorar a eficácia dos processos de fiscalização.
“Minha história no Crea Goiás começa em 2011 e, em 2018, nós criamos uma unidade voltada à integração de dados e à utilização de ferramentas de BI (Business Intelligence) visando otimizar os processos, através de ciência e análise de dados”, comentou Danillo sobre como foi o início do processo de implementação da tecnologia na fiscalização.
Inteligência artificial
Já o engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella, gerente da Regional de Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), trouxe à tona a aplicação da inteligência artificial (IA) na fiscalização de obras e serviços registrados em Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Ele apresentou um processo preditivo baseado em IA que auxilia na direção de fiscalizações de forma mais precisa e eficiente.
“A fiscalização preditiva de ARTs já está implementada e estamos prontos para novos desafios. Com dedicação, vontade e empenho, levamos à fiscalização essas soluções e ferramentas que estamos desenvolvendo”, declarou Diogo ao finalizar a apresentação.
Fiscalização preventiva
A programação prosseguiu com a palestra do Tecnólogo José Augusto Pinto de Queiroz, coordenador nacional do Grupo de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco (BA, AL, SE, PE e MG). Ele apresentou a FPI como uma ferramenta de fiscalização que tem como objetivo servir à sociedade, garantindo a segurança e a conformidade de projetos e obras.
“A FPI é uma ação de cunho institucional e fiscalizatório, no sentido de integrar várias entidades e órgãos. Ela tem um objetivo de desenvolver ações integradas em determinados segmentos econômicos, alguns tipos de empreendimentos ou áreas de interesse da sociedade. E o objetivo da FPI do Rio São Francisco é melhorar a qualidade ambiental e de vida da população”, disse o palestrante, abordando a principal função da FPI para a proteção ambiental e social, utilizando a tecnologia para coletar dados importantes e concretos para tornar as atividades do campo mais seguras e eficientes.
O debate e as perguntas foram conduzidos sob a moderação do engenheiro civil Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR.
A 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é reconhecida por proporcionar um espaço de discussão sobre as mais recentes inovações e tendências nas áreas de engenharia e agronomia. A abordagem sobre a tecnologia na fiscalização é especialmente relevante, pois demonstra como as ferramentas digitais e a inteligência artificial estão revolucionando a forma como os processos de fiscalização são realizados.
Reportagem: Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Fotos: Stúdio Feijão & Lentilha