É com pesar que o Crea-BA comunica o falecimento do engenheiro civil Vasco de Azevedo Neto ocorrido na noite desta quinta-feira (30). Velado na Escola Politécnica, onde foi responsável pelo Departamento de Transportes, o engenheiro, que também foi professor emérito da UFBA, será sepultado às 16h, no Cemitério Campo Santo. Neto passou a vida defendendo o fortalecimento do sistema ferroviário como opção para impulsionar o setor econômico do Brasil.
Foi além do entusiasmo ao projetar, em 1970, o traçado para a Ferrovia Transulamericana, com 6 mil km de extensão, ligando o complexo portuário da Baía de Todos os Santos (Bahia) até o porto peruano de Bayovar, seguindo a teoria das linhas de menor resistência.
Quase quatro décadas depois, em 2009, o Departamento de Estradas e Rodagens elaborou um Estudo de Pré-viabilidade da construção da Ferrovia Leste/Oeste que contemplava parte do traçado de Vasco Neto. Aos 94 anos, o professor testemunhou o início das obras e declarou : “Tudo isso é a realização de um sonho. É através dessa ferrovia que vamos colaborar com o sistema de transporte e com a vida desse país”.
O projeto foi transformado no livro Transportes na América do Sul - Desenvolvimento e Integração Continental e Ligação Ferrovia Atlântico Pacífico.
Assessoria de Comunicação do Crea-BA