Brasília, 21 de setembro de 2023.
Mercado de frutas orgânicas, nutrição e adubação, indução de resistência e experiências na produção de maracujá e acerola, e uma tarde de visita técnica em campo. Essa é uma amostra da programação do evento Fruticultura Orgânica – Desafios e Perspectivas que acontece em Maringá (PR), dos dias 20 a 22 de setembro.
A agenda é uma promoção da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), do Governo do Paraná e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDF-Paraná), e conta com o patrocínio do Confea.
No espaço reservado ao Conselho Federal, os participantes obtêm informações sobre a missão do Sistema Profissional e suas normas e resoluções. Também recebem cartilhas e folders que explicam o papel e as atribuições dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Tanto o apoio financeiro quanto o estande institucional integram a divulgação da Política de Patrocínio, cujo objetivo é aproximar o Conselho, os profissionais da área tecnológica e a sociedade.
O evento, que tem apoio ainda da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feapr), Crea-PR, Mútua-PR, Centro Universitário Ingá (Uningá) e Agro Uningá Consultoria, leva ao público as novidades do setor e aborda as perspectivas dentro da área que a fruticultura abrange.
De acordo com a Amea, liderada pelo eng. agr. Paulo Roberto Milagres, a proposta é oferecer as melhores e mais precisas informações do que atualmente vem sendo utilizado para aumentar a produtividade e rentabilidade desse setor. Isso tudo pautado pelos aspectos ambientais, econômicos e sociais.
Fruticultura no Paraná
No Estado do Paraná, 27 mil fruticultores produzem 36 espécies em 60 mil hectares, o que gera o valor básico de produção de R$ 2 bilhões. Além de exportar acerola, abacate e goiaba, os produtores têm a meta de atender à política do Governo de Estado e fazer com que a merenda escolar seja 100% orgânica até 2030.
Nesse contexto e segundo o coordenador de Fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDF-Paraná), eng. agr. MsC. Eduardo Augustinho dos Santos, o evento Fruticultura Orgânica promove qualificação de profissionais e fruticultores com foco nos mercados consumidores que pedem, cada vez mais, qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade nos sistemas de produção. “O evento abrange assuntos como planejamento das atividades e manejo de solo nos aspectos químicos, físicos e biológicos, com o objetivo de ter uma produção sustentável, rentável e de ótima qualidade para atender mercados locais e globais”, comenta Eduardo, que na programação irá palestrar sobre bases e insumos para a produção orgânica.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea