Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia de Alagoas, em 1971; Especialista em Estruturas, Saneamento, Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1994; Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em 2003; Especialista em Engenharia do Meio Ambiente pela Japan Cooperation Agency (JICA), em Tóquio no Japão, em 1985
Nascimento: Anadia (AL), 23 de novembro de 1947
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL)
Aloisio Ferreira de Souza é um engenheiro civil renomado, cujas habilidades como realizador são amplamente reconhecidas. Desde a infância, na cidade de Anadia (AL), Aloisio demonstrou um grande entusiasmo pela profissão, idealizando carros e barragens no quintal de casa. Com o passar dos anos, ele canalizou sua habilidade para a engenharia civil e se tornou um dos profissionais mais respeitados em sua área.
No decorrer de mais de 50 anos de profissão, foi na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), ainda como estagiário e até chegar a presidente, que começou a sua carreira como engenheiro civil. Em seguida, a profissão foi compartilhada por meio da docência ao se tornar professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) onde lecionou, inclusive, para a atual presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, que destaca o protagonismo de Ferreira. “Ao longo da minha trajetória como engenheira e agora como presidente do Crea-AL, tive o privilégio de cruzar caminhos com profissionais que moldaram minha visão e me inspiraram a ser uma defensora incansável da excelência na engenharia. Entre essas figuras notáveis, destaco com imenso orgulho o meu ex-professor e ex-presidente do Crea-AL, Aloisio Ferreira. Sua abordagem dinâmica e sua capacidade de antecipar as demandas e os desafios do setor foram fundamentais para o crescimento e o fortalecimento das nossas profissões em Alagoas.”
Ainda no início da sua vida profissional, em 1978, desenvolveu um estudo que impactaria toda a população da capital ao propor a solução do Rio Pratagy como Manancial Abastecedor de Maceió. Além disso, apresentou o estudo "Water Pollution Control Policy in Brazil" durante o Curso de Engenharia de Meio Ambiente em Tóquio, em 1984.
Ao presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) em 2006, Aloisio teve a oportunidade de mostrar suas habilidades como realizador ao organizar uma das maiores Semanas Oficiais da Engenharia e da Agronomia (Soea) já realizadas. O evento, sediado em Maceió, foi um enorme sucesso e contou com a presença de personalidades como o escritor Ariano Suassuna, o astronauta Marcos Pontes, o navegador e escritor Amyr Klink e até mesmo candidatos à presidência do Brasil, que participaram de um debate público.
Aloisio continua a ser uma figura de destaque em sua área e é admirado por sua criatividade, sua capacidade de liderança e sua dedicação incansável ao trabalho. Sua história inclui mais de uma centena de projetos e consultorias na área de abastecimento d’água, esgotamento sanitário, preservação ambiental e inspeções prediais, além de ter fundado a AFS Engenharia, que tem mais de vinte anos de existência.
Sua trajetória é um testemunho do poder da paixão e da determinação para alcançar o sucesso. É esse sentimento que dá nome ao livro “Uma história de paixão”, que ele publicou documentando a história do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), o qual preside desde 1996 com alguns interregnos. A publicação documenta os 65 anos de história e de atuação do clube. Vale destacar que em sua trajetória, esse realizador ainda tem a construção das sedes do Clube de Engenharia de Alagoas, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Alagoas (Abes-AL), do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge-AL) e da atual sede do Crea-AL.
Em 2022, Aloisio realizou um sonho de longa data ao fundar a Academia de Engenheiros Escritores de Alagoas (Aceal), juntamente com outros engenheiros que compartilham seu entusiasmo pela escrita. Composta por 18 acadêmicos, a Aceal oferece um espaço único para a troca de ideias e experiências, incentivando o florescimento literário de seus membros.
O engenheiro contribuiu de várias formas para o desenvolvimento de Alagoas, transmitindo conhecimento como professor e surpreendendo como escritor, unindo sensibilidade e racionalidade. Contudo, é como engenheiro que se destaca ainda mais ao trazer soluções para a população, ao defender o espaço das entidades de classe e ao realizar um trabalho que ficou marcado na história do Sistema como presidente do Crea Alagoas. Em 2023, Aloisio Ferreira de Souza está sendo honrado com a Medalha do Mérito, símbolo tangível do reconhecimento e gratidão por seu legado de profissionalismo e comprometimento.
Trajetória profissional
Professor de Matemática e Física nos Colégios Marista e Sacramento (1969-1972); Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas (1971-2002), tendo ministrado as Cadeiras de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Abastecimento D’água, Esgotamento Sanitário e Instalações Hidrossanitárias; Coordenador do Núcleo de Controle Ambiental da Coordenação do Meio Ambiente, atual Instituto do Meio Ambiente de Alagoas – IMA (1975 -1985); Assessor técnico da Secretaria de Saneamento e Energia (1989 a 1993); Presidente da Companhia Beneficiadora de Lixo de Maceió – Cobel (1995); Diretor de Planejamento da Cobel (1996); Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas – IMA (1999-2000); Diretor de Planejamento e Obras da Companhia de Saneamento de Alagoas – Casal (2002); Presidente da Casal (2003); Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas – Crea-AL (2006-2011); Presidente do Clube de Engenharia de Alagoas (1986 - até a presente data); Diretor administrativo da Mútua-AL (2014 - 2017); Membro da Academia de Engenheiros Escritores de Alagoas – Aceal (2022).