Gramado, 11 de agosto de 2023.
O último dia da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta sexta (11/8), foi palco de debates centrados no tema "O papel da Engenharia na implementação de políticas públicas", abordando o impacto e a atuação dos profissionais de engenharia em obras públicas e a análise de alternativas de projetos para a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico.
A engenheira civil Adriana Cuoco Portugal, auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), abriu o painel com sua palestra sobre o "Papel dos Tribunais de Contas e do Ibraop nas obras públicas". Ela destacou a importância do controle e fiscalização rigorosos para garantir a conformidade, a transparência e a qualidade das obras financiadas com recursos públicos.
“O papel dos Tribunais de Contas e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) é analisar projetos de uma maneira antecipada às licitações e contratos, como forma de tratar alternativas a problemas já existentes. O engenheiro precisa entender a necessidade no papel de união dos diversos arcabouços legais para trazer um bom resultado para a sociedade”, finalizou Portugal.
Impactos socioambientais
No segundo momento, o engenheiro civil Anderson Uliana Rolim, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), apresentou uma visão aprofundada sobre "Procedimentos de auditoria de riscos e impactos socioambientais em infraestrutura".
Ele enfatizou a necessidade de avaliar não apenas os aspectos técnicos das obras públicas, mas também seus impactos sociais e ambientais, garantindo o desenvolvimento sustentável. ”Há uma necessidade da administração pública na definição e escolha de projetos, e que isso seja feito de forma fundamentada tecnicamente, para que possibilite a escolha do melhor projeto atender a sociedade”, concluiu Rolim.
Alternativas sustentáveis
A palestra final, proferida pelo engenheiro mecânico André Luís Ferreira, diretor do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), concentrou-se na "Análise de Alternativas de Projetos de Infraestrutura visando a Sustentabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Econômico".
Ele explorou como a engenharia pode promover soluções inovadoras que considerem tanto os aspectos econômicos quanto os impactos ambientais, visando ao equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação. “Devemos usar a engenharia pra ajudar a selecionar projetos. Não basta fazer um bom projeto de engenharia, o projeto tem que ser de interesse público, e onde você define e seleciona esse interesse é antes da etapa de elaboração do projeto propriamente dito”, completou Ferreira.
Papel dos profissionais
No encerramento do painel, os palestrantes enfatizaram a importância da colaboração entre profissionais de engenharia, órgãos de controle e tomadores de decisão na formulação e implementação de políticas públicas eficazes. Eles destacaram que a engenharia desempenha um papel central na construção de um futuro mais sustentável, garantindo a qualidade das infraestruturas e a promoção do bem-estar da sociedade.
O evento sobre o papel da engenharia na implementação de políticas públicas proporcionou uma visão abrangente sobre como a expertise técnica da Engenharia pode contribuir para a gestão responsável e eficiente de projetos de infraestrutura, promovendo o progresso de maneira sustentável.
Reportagem: Daniel Lobato (Crea-AC)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Fotos: Studio Feijão & Lentilha