Realização de eventos e representações aprovadas pelo plenário

1646 mesa
Presidente Joel Krüger e vice-presidente do Confea, Evânio Nicoleit, durante a plenária, acompanhados pelo gerente da Assessoria do Plenário, Henrique Nepomuceno (à esq.)

Brasília, 28 de julho de 2023.

Atividades conduzidas por comissões como a de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e Educação e Atribuição Profissional (Ceap) marcaram a plenária 1.646 nesta sexta (28/07), no plenário do Confea. A representação das coordenadorias de câmaras especializadas de Engenharia Química no Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Conbeq e  a realização de workshop sobre Atuação Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências em Questões Ambientais, promovido pela Ceap, foram alguns dos temas discutidos.


Coordenadora da Ceep, a engenheira mecânica Michele Costa apresentou 92 processos relacionados a: manutenção dos autos de infração à alínea A do artigo 6º da Lei 5.194/1966; recursos não reconhecidos por esgotamento de prazo; manutenção dos autos de infração à Alínea B do artigo 6º da Lei 5.194/1966; manutenção dos autos de infração à alínea E do artigo 6º da Lei 5.194/1966; manutenção dos autos de infração ao artigo 16 da Lei 5.194/1966; manutenção do auto de infração ao artigo 55 da Lei 5.194/1966; manutenção do auto de infração ao artigo 58 da Lei 5.194/1966; manutenção dos autos de infração ao artigo 59 da Lei 5.194/1966; manutenção dos autos de infração ao artigo 1º da Lei 6.496/1977; nulidade de autos por erros de capitulação; nulidade dos autos por falta de motivação; nulidade dos autos por motivos diversos; nulidade dos autos por insuficiência de descrição de fatos no auto de infração; recursos de registros deferidos; Prodesu (Creas Piauí, Roraima e Tocantins) e assuntos diversos relacionados aos Crea Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.
 

Michele Costa
Coordenadora da Ceep, conselheira federal Michele Costa



Foram aprovadas, por meio de complementação de diárias, as participações dos 27 representantes das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Química – CCEEQ no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química – Cobeq e no 19º Encontro Brasileiro de Ensino de Engenharia Química – Enbeq, a serem realizados de 1º a 5 de outubro de 2023, em Salvador-BA. A proposta também foi encaminhada pela Comissão de Ética e Exercício Profissional. Presente à aprovação da medida, o eng. quim. André Casemiro de Macedo destacou a importância destas participações. 
 

Coordenador Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química, eng. quim. André Casemiro de Macedo


 

“Por muito tempo, a modalidade esteve distanciada dos principais eventos da Engenharia Química do país. O último em que esteve presente foi em 2016. Precisamos estar próximos dos profissionais da comunidade acadêmica para trazê-los ao Sistema”, disse, agradecendo o apoio dos conselheiros federais e sendo cumprimentado pelos conselheiros federais Andréa Brondani e Genilson Pavão. “A coordenadoria de Engenharia Química foi a única que atendeu a todas as recomendações da Ceep para colocar uma das reuniões junto ao maior evento da categoria”, destacou o conselheiro federal Cândido Carnaúba, membro da Ceep. “Temos tentado atender aos pedidos dos coordenadores, acompanhando de perto as propostas das coordenadorias. E a Engenharia Química vem se destacando por propostas profícuas, demonstrando o nível de qualidade das propostas das coordenadorias”, destacou a conselheira Michele.

Em decisão sobre pedido de reconsideração, foi homologado o registro da Associação de Profissionais da Engenharia Ambiental do Rio Grande do Norte (Apea-RN) com representação no plenário do regional no exercício de 2024.

 

BIM e Workshop CMTA
Em atendimento a solicitação do Bim Fórum Brasil, foi aprovada deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) para que o Confea seja signatário da “Proposta de agenda para a modernização da Construção Civil”. A proposta integra a agenda para a modernização da Construção Civil, apresentada pelo BIM Fórum Brasil e foi baseada nos objetivos expressos da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Building Information Modeling), instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019.

A proposta foi aprovada sob a condução do coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira. A Modelagem da Informação da Construção refere-se a um conjunto, em expansão, de tecnologias, processos e políticas, que permitem que várias partes interessadas possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar qualquer tipo de edificação ou instalação no espaço virtual. 

Por meio da Decisão PL-1096/2021, o plenário do Confea aprovou o mérito da celebração de acordo de cooperação técnica entre o Confea e o BIM Fórum Brasil (BFB), que é uma associação civil de âmbito nacional, neutra, sem fins lucrativos que reúne os diversos agentes da cadeia produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM). Foi firmado Termo de Cooperação Técnica nº 03/2021, durante reunião do Colégio de Presidentes na cidade de Cuaibá/MT, com o objetivo da cooperação e colaboração das partes em várias iniciativas e com vários graus de envolvimento para atingir seus objetivos comuns de educação, promoção e suporte à transformação digital dentro da Engenharia, Agronomia e Geociências.

A realização de workshop sobre Atuação Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências em Questões Ambientais afetas ao Sistema Confea/Crea e Audiência Púbica, nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB), também foi aprovada pelo plenário. A proposta da Comissão de Educação e a Atribuição Profissional (Ceap) decorre de encaminhamento da Comissão Temática de Meio Ambiente, coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Luiz Lucchesi.


 

Conselheiro federal Luiz Lucchesi


“O evento terá os eixos temáticos Clima e Sociedade; Recursos Naturais, Hídricos, Minerais e Biológicos; Ocupação Territorial e Desastres; Desenvolvimento e Meio Ambiente; ODS; Desenvolvimento Sustentável das Atividades Econômicas do País; Fiscalização e Ética Profissional e Formação x Atribuições”, disse, informando que alguns dos temas previstos também serão discutidos durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que ocorre de 8 a 11 de agosto, em Gramado (RS). “Palestras curtas e provocativas para que pudéssemos obter contribuições para a consulta pública que se encontra aberta no site do Confea e para podermos subsidiar o plenário a construir um posicionamento sobre as questões ambientais no Brasil com a visão da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, afirmou Luiz Lucchesi.

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea