Fundação: 1962
Localização: Brasília, DF (Campus Universitário Darcy Ribeiro)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF)
Em 1º de abril de 2022, foi lançado no espaço o CubeSat AlfaCrux, satélite desenvolvido por alunos e professores da Universidade de Brasília (UnB), que tem formato de cubo de aproximadamente 10 cm e peso de 1,065 kg. O CubeSat foi lançado pelo foguete Falcon-9, da Space-X, da Base de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, e ficará em órbita baixa, a cerca de 500 km de altitude, por três anos. Trata-se da AlfaCrux Mission, projeto desenvolvido no âmbito do Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais (Lodestar) da Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB, instituição ora homenageada.
Os dados coletados pelo satélite poderão ser utilizados para pesquisas sobre comunicação de radioamadores, com possibilidade de ampliação de alcance para outras comunicações. O projeto da Missão AlfaCrux é composto por docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação e, com parceria de outras instituições, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), ilustra a capacidade da FT/UnB de produzir ciência.
Feitos como o lançamento do satélite AlfaCrux demonstram na prática o que indicam as notas da FT/UnB (as mais altas) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do Ministério da Educação. Com cerca de 210 professores em seu corpo docente, a FT oferece dez cursos de graduação – as Engenharias Ambiental, Civil, de Computação, Elétrica, Florestal, Mecânica, Mecatrônica, Produção, Química e Redes de Comunicação –, e outros dez de pós-graduação stricto sensu. Em lato sensu, a FT tem disponíveis cursos de especialização e mestrados profissionais. No total, 5 mil é o número de alunos que percorrem diariamente os corredores das instalações da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, entre salas, auditórios e laboratórios.
A sede principal da Faculdade de Tecnologia foi construída em 1978, mas o funcionamento da instituição remonta à criação da própria UnB, em 1962, quando alguns cursos de Engenharia começaram a ser vislumbrados. Em 1964, a FT foi formalmente fundada, sob a visão condutora da Universidade, idealizada pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pelo educador Anísio Teixeira. A proposta da instituição é a de promover uma perspectiva humanista, abrangente e plural dos direitos dos cidadãos. A concepção da Universidade nasceu do mesmo espírito revolucionário que deu origem à capital federal: renovar os métodos de aprender e ensinar para o futuro.
Outro feito que merece destaque é que, frente à pandemia do novo coronavírus, alunos e professores da FT se uniram a estudantes e pesquisadores de diversas outras universidades para, após dois anos de pesquisa, lançar a máscara Vesta, o primeiro respirador facial do tipo PFF2/N95 a conter nanotecnologia de proteção contra vírus e bactérias. Sua barreira química é feita de quitosana, uma macromolécula extraída da carapaça de crustáceos, como camarão e lagosta. Descartáveis e dobráveis, as unidades da máscara são destinadas a hospitais universitários e outras instituições. A Vesta foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio de 2022, e oficialmente lançada em junho do mesmo ano.
Os alunos da Faculdade de Tecnologia da UnB também integram equipes de competição em assuntos como aerodesign e robótica (com duas equipes dedicadas a futebol de robôs) e participam de projetos, como o Mulheres na Engenharia. O vasto rol de profissionais notáveis egressos da FT/UnB, além de toda a estrutura e iniciativas da faculdade, fizeram com que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, por meio de indicação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal, investisse na presente homenagem.