Brasília, 21 de dezembro de 2022.
Está no ar a campanha publicitária que destaca o caráter resolutivo da Engenharia presente na vida das pessoas. Aproveitando a data de comemoração do Dia do Engenheiro, celebrada em 11 de dezembro, foi lançada a campanha de valorização da Engenharia e do profissional, trazendo para o conhecimento do público a diversidade e importância desta área de atuação na construção e manutenção da sociedade e sua constante evolução. A campanha será veiculada na TV fechada, em outdoor, em mídia exterior e na internet.
“É uma campanha importante, que visa à conscientização e à valorização de todos os profissionais. E vem em um momento oportuno, de encerramento de atividades, de prospecção de novas possibilidades, e a campanha vem lembrar que as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua são o motor do desenvolvimento econômico do país”, pontuou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.
No âmbito das ações de comunicação do sistema profissional, o ano de 2022 foi marcado pela inserção da logomarca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas nas logos do Confea, dos Creas e da Mútua. Essa ação foi definida logo na primeira reunião ordinária do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) do Confea, fórum que reúne representantes de diversas frentes do sistema profissional e especialistas em comunicação.
Segundo o representante da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) no CCM, conselheiro federal eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleit, o trabalho desenvolvido este ano primou pela sincronicidade com os anseios dos profissionais. “Entendemos que comunicação é muito importante, trata do posicionamento do Sistema perante a sociedade, em prol do desenvolvimento socioeconômico e alinhado à soberania nacional. Foi uma grande satisfação participar do CCM em 2022, é um espaço bastante democrático”, compartilhou Nicoleit.
Ao fazer o balanço do trabalho realizado pelo CCM, que tem como um dos objetivos aumentar a interação com a sociedade, o saldo é positivo. No Facebook, o Confea tem 119 mil seguidores, no Instagram 99,3 k, seguidos de 17,1 mil no Twitter e, por fim, 7,9 mil no Youtube.
Já ao comparar os números da página do Facebook de 2021 para 2022, registra-se um aumento no alcance da página de 37,5% bem como o aumento de 155,1% de visitas à página. A crescente dos números também aparece no Instagram onde houve um aumento de 58,5% no alcance e de onde foram acrescidos 1385 seguidores. Já no Twitter o aumento de visitas foi de 161% e as menções aumentaram 25,2%. O período analisado refere-se de janeiro de 2021 a novembro de 2022.
A TV Confea representa outro avanço da comunicação do Sistema. Em 2022, foram 285 vídeos produzidos, 11 programas Confea On, que são disponibilizados no Youtube do Confea e acrescidas das matérias no site do Confea.
Em seu último mandato no CCM, o jorn. Vinicius Firmino, do Crea-AL, destacou a sensibilidade da gestão atual ao dar voz aos Creas no CCM. “Tivemos a oportunidade de compartilhar as dificuldades na área de comunicação dos Regionais e tivemos a oportunidade de sugerir estratégias que aproximaram o Confea dos Creas, o que reflete diretamente da comunicação com a sociedade e os profissionais. Começamos um trabalho de comunicação alinhada e com unicidade, dando voz aos Regionais por uma Engenharia unida”, disse o jornalista Firmino.
Para 2023 os trabalhos já começaram com a apresentação em Plenário do planejamento para o próximo ano. A ideia é dar continuidade aos produtos existentes e acrescentar o gerenciamento das redes sociais, uma vez que são canais de relacionamento e ferramentas de fortalecimento das marcas. Para tanto, faz-se necessário não só garantir presença relevante e constante, mas também promover a possibilidade de distribuição de conteúdo significativo, gerando interação e engajamento.
Algumas campanhas também foram sugeridas para o ano que vem, como a campanha Engenharia – sustentação interior; a campanha de atualização cadastral; e a campanha Mulheres na Engenharia.
Além do presidente eng. civ. Joel Krüger, compõem o CCM o representante do Plenário, conselheiro federal eng. civ. Gilson Queiroz, o representante da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), conselheiro federal eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleit; a representante do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Abreu de Mello; o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Francisco José Teixeira Coelho Ladaga; o representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, eng. agr. Jorge da Silva Júnior; o diretor presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, o superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Gonçalves Barros, o gerente de Comunicação do Confea, Felipe Augusto Pasqualini e os jornalistas especialistas Lucas Aron Nogas, do Crea-PR, e Vinicius Firmino, do Crea-AL.
Fernanda Pimentel e Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea