Crea-BA estará à frente da CCEAGRI este ano

Brasília, 9 de março de 2022.

 

Coordenador da CCEAGRI, Marcos Antônio Souza de Almeida (Crea-BA)

 

Marcos Antônio Souza de Almeida (Crea-BA) é engenheiro agrimensor com pós-graduação em Geotecnologias e, neste ano, vai coordenar as Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEAGRI), juntamente com o coordenador adjunto, Éder Teixeira (Crea-MG). Almeida foi conselheiro do Crea Bahia, entre 2017 e 2019, e agora vai representar a Engenharia de Agrimensura à frente da Coordenadoria.  

1.    Site do Confea – Dos assuntos tratados no 11º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria?

Nosso plano de trabalho da CCEAGRI de 2022 foi predeterminado pelo Confea, conseguimos adicionar alguns itens de interesse da categoria.
O plano sempre vem enfatizando a fiscalização. Vamos tentar contribuir da melhor maneira possível.


2.    Site do Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, que grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2022?

Estamos abordando a padronização nos procedimentos cartoriais para regularização de imóveis rurais e urbanos, para dar celeridade nos processos e, com isso, contribuindo para o desenvolvimento das cidades.

3.    Site do Confea – Considerando as diretrizes e assuntos definidos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas – entre eles, subsídios técnicos sobre as resoluções dos Conselhos de Técnicos; informações do Banco Nacional de ARTs para fins de fiscalização; posicionamento sobre as propostas legislativas; entre outros temas, como o senhor pretende coordenar o trabalho de acordo com o que foi definido pelo plenário do Confea?

Essas questões de atribuições sempre foram polêmicas e potencializaram-se com a criação de novos conselhos como o CFT e o CAU. Infelizmente, essas questões já não estão mais ao nosso alcance no que se refere à parte técnica. Já viraram questão de justiça e nosso jurídico já está à disposição para resolvê-las.
E quanto à parte Ética, a maioria dos Regionais está se adaptando à pandemia, digitalizando os processos físicos e adaptando as oitivas para serem virtuais. Isso demanda um certo tempo.


4.    Site do Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?

A fiscalização na área de Geociências não foi muito afetada no período da pandemia. Por serem atividades em áreas remotas, foi um setor da Engenharia que tem uma área de atuação relativamente segura no que se refere à propagação de doenças.

Com o avanço da tecnologia, orientaremos a fiscalização de uma maneira que tenha mais produtividade em um espaço menor de tempo.


5.    Site do Confea – No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?

O que pretendemos é colocar o nome da Engenharia de Agrimensura, Cartográfica e Geografia no lugar de onde não deveria ter saído.
Mostrar a importância da Geociência para as obras de infraestrutura do nosso país.
Hoje a grande maioria dos engenheiros não conhecem a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e a minoria que conhece e nos valoriza são justamente os engenheiros de grandes obras. Esses engenheiros sabem a importância que um Engenheiro Agrimensor/ Cartógrafo tem em um projeto. Como exemplos, as obras como ferrovias, estradas, pontes, linhas de transmissão, saneamento básico, energias renováveis e barragens são projetos que dependem de uma base cartográfica correta.

6.    Site do Confea - Fique à vontade para fazer considerações finais.

Agradecer a confiança que os representantes de cada estado tiveram na escolha da nova coordenadoria, satisfeito com a escolha do coordenador adjunto, prof. eng. agrim.  Eder Teixeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Quando a parte técnica é prioridade,  quem ganha é a sociedade.


Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea