Brasília, 1º de fevereiro de 2022.
Profissionais e estudantes interessados em aprimorar competências e habilidades podem se inscrever nos eventos on-line e gratuitos promovidos pela Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica e Elétrica e Ramos Afins (Copimera).
Até dezembro serão realizadas 20 conferências técnicas com especialistas; seis conferências magistrais com mesas-redondas para estimular os debates entre especialistas e participantes; quatro cursos tutoriais em áreas específicas, de acordo com a demanda dos interessados; e três fóruns pan-americanos sobre temas centrais da Ibero-América.
No dia 10 de fevereiro, o tema “Projeto, simulação e análise de um sistema fotovoltaico residencial com PVsyst” será apresentado em conferência pelo engenheiro representante do Equador Xavier Leopoldo Cervantes. Para mais informações: https://www.copimerainternacional.org/ e https://copimerainternacional.org/contactos/
Representação brasileira
O Confea representa o Brasil na Copimera, onde atua para promover a atualização dos conhecimentos técnico-científicos e o intercâmbio de informações, além de fomentar a inserção internacional da engenharia brasileira no cenário internacional.
Atualmente, o cargo de I vice-presidente na confederação é ocupado pelo brasileiro pós-doutor em Engenharia Mecânica Jorge Nei Brito, que no dia 13 de janeiro integrou a programação de conferências virtuais com a palestra “Estudo comparativo: a análise e a transformação Wavelet para detecção de falhas nos rolamentos do motor”. No Brasil, Brito é membro do Conselho Consultivo da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e ex-presidente da entidade ligada ao Sistema Confea/Crea.
Copimera
Fundada em 1991 e composta por 25 países, a Copimera promove o debate construtivo com espírito crítico, a fim de deixar um legado importante para as gerações atuais, visando aos seguintes objetivos:
• Estabelecer e fortalecer redes de profissionais e especialistas em temas de interesse internacional, relacionados a indústrias mecânica, elétrica, industrial, eletrônica, de telecomunicações, informática, química, petrolífera e conexa, atualizando e compartilhando conhecimentos e experiências.
• Promover o espírito empreendedor entre os engenheiros pan-americanos para a geração de negócios internacionais, em áreas como consultoria, comércio e indústria, visando melhorar a qualidade de vida.
• Promover a melhoria individual, o desenvolvimento integral e a conversão de seus engenheiros em líderes que promovam a transformação do país.
• Colaborar com a integração dos setores profissional, acadêmico, público e privado em cada um dos países de modo que, por meio de um esforço conjunto e de um pensamento estratégico, possam ser tomadas medidas positivas para o desenvolvimento socioeconômico.
• Gerar diretrizes para políticas públicas com vistas à criação de condições responsáveis para o desenvolvimento sustentável.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Copimera