Auditores de Creas passam por treinamento no Confea

Brasília, 14 de setembro de 2021.

No final do dia dessa terça-feira (14/9), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, recebeu em seu gabinete um grupo de auditores do Crea-PI, Crea-MG e Crea-PR, acompanhados do auditor do Confea, Marcelo Morais, e do superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros.

Foram 8 auditores de Creas convidados pelo Confea para, durante 5 dias, passarem por treinamentos e alinhamento. O presidente Joel destacou a importância de uma auditoria preventiva. “Precisamos seguir o que os órgãos de controle nos recomendaram e melhorar nossos processos e produtos de forma a atender ao que reza a Lei 5.194, investindo em uma auditoria mais moderna e alinhada com todos os Creas para cada vez mais melhorarmos o serviço que é prestado à sociedade”, disse Krüger.

O auditor do Confea destacou o trabalho que vem sendo feito ao longo do ano com os 27 Creas. “Criamos linhas de comunicação mais efetivas para que possamos ter uma auditoria com novo olhar dos quatro cantos do país e tentarmos sanar as dúvidas e dificuldades que os regionais passam”, destacou Marcelo.

Renato Barros lembrou que as ações já estão alinhadas com o Plano Institucional do Confea (PIC) e que “esses encontros são sempre muito produtivos não só para os Creas, mas também para os colaboradores do Confea. Temos aqui auditores, em que um é administrador, um advogado, outro engenheiro, então são grandes cabeças pensando em como melhorar o produto final que será prestado à sociedade”, enfatizou Barros.

Auditora líder da ISO 9001:2015 e responsável pelo Setor da Qualidade do Crea-PR, a administradora Luciane Merico dos Santos expressou sua alegria em poder fazer parte desse treinamento. “É muito gratificante fazer parte desta equipe, está sendo um momento de compartilharmos experiências, conhecer diferentes processos, melhorar a interação com o Confea e outros Creas”, destacou Luciane.

“Ressalto a importância da troca de experiências como forma de integração e aprimoramento do processo de auditoria. A percepção de visões diferentes do processo na busca da convergência de uma visão unificada que leve a um procedimento padronizado que facilite uma maior interação das partes”, disse o assessor técnico do Crea-PI, eng. agr. Josevaldo Francisco do Nascimento.

Já para o controlador e Data Protection Officer (DPO) do Crea-MG, o advogado André Oliveira, "esta visita técnica agrega conhecimentos e é fundamental para compartilhar experiências com os demais Creas e com a própria equipe de auditoria do Confea".

Inicialmente esses 8 auditores serão treinados como multiplicadores para auxiliar os demais Creas que futuramente também serão convidados.

Letícia Rodrigues de Almeida
Assessora da Presidência do Confea