Confea prestigia entrega de comenda ao presidente do Crea-AM

Brasília, 28 de junho de 2021.

Nesta segunda-feira (28/6), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, prestigiou virtualmente a cerimônia de entrega da Medalha Ruy Araújo ao presidente do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins. A homenagem, de autoria do deputado Álvaro Campelo (Progressistas), é considerada a maior comenda entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

“É uma justa e digna homenagem ao engenheiro Afonso Lins, em reconhecimento à seriedade e à contribuição que tem dado ao estado, ao longo de sua vida pública. Que você continue doando todo esse talento, honradez e preparo intelectual em prol da nossa cidade e estado”, ressaltou o deputado, lembrando que a “comenda homenageia pessoas que se destacam por seus méritos feitos nas esferas política, jurídica ou cultural tanto mais quando tais realizações se revertem a favor do povo do Amazonas”.

Representando a Defensoria Pública Geral do Amazonas, o diretor adjunto de Arquitetura e Engenharia, eng. civ. Telamon Firmino, também reconheceu o trabalho do colega, com quem atua no funcionalismo público e nas pautas do conselho profissional. “O processo de interiorização não é simples. Agora estamos mais próximos dos profissionais e a presença física é necessária”, disse o ex-presidente do Crea-AM, ao mencionar a estratégia que Afonso Lins vem cumprindo à frente do Regional na instalação de inspetorias nos municípios mais distantes de Manaus. De 2018 a 2020, foram 17 novas sedes físicas, totalizando 19 instalações. A meta é chegar a 31 inspetorias, cobrindo, assim, metade dos 62 municípios amazonenses. 

Em agradecimento, Afonso Lins reforçou o engajamento técnico. “A medalha Ruy Araújo que me concedem exige uma postura compatível com o compromisso e aumenta minha responsabilidade. Estarei mais atento na ferrenha defesa do desenvolvimento sustentável da Amazônia, com olhos mais vigilantes na saúde e serei ainda mais intransigente na defesa da boa qualidade de vida dos amazonenses”, assegurou o engenheiro civil. Entre os compromissos, Lins citou a da BR-309. “Somente nós, amazonenses, sabemos o que passamos sem essa estrada plenamente a nossa disposição; é o nosso direito de ir e vir severamente descumprido durante todos esses anos. É uma luta minha e de muitos”, afirmou. 

O Crea-AM vem atuando diretamente para viabilizar a ligação rodoviária do Amazonas com o país. Grupo de trabalho, manifesto público, ação parlamentar e vistoria técnica são algumas das ações realizadas. No início deste ano, a falta de pavimentação da BR-319 dificultou o envio de cilindros de oxigênio ao Amazonas, em crise recente de abastecimento do insumo, diante do recrudescimento da pandemia no estado.

Familiares do homenageado também participaram da solenidade, além de Géber Rocha, subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público estadual; Frank Araújo, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia/Amazonas (Ibape-AM); Alexandre Santana, capital de fragata comandante da estação naval Rio Negro; Ingrid Gadelha, professora mestre e diretora da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas; José Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis/Amazonas (Abenc-AM); Afonso Bernardes, presidente da Associação de Engenheiros Mecânicos e Industriais/Amazonas (Abemec-AM); Fabiano Afonso, coordenador da comunicação social da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Crea-AM