3º Bate-papo das ouvidorias - Atendimento online proporciona transparência

Brasília, 25 de maio de 2021.

A importância do atendimento online pelas ouvidorias gerando mais integração e transparência foi destaque nessa segunda-feira (24/05) no “3º Bate-papo de Ouvidores”, promovido pelo Confea. Nesse terceiro encontro participaram os ouvidores Niradelson Salvador e Kátia Vasco (Crea-AL), Ada Rebeca Ferreira (Crea-SE), Tarsila Braga Quadros (Crea-BA) e Fernanda Santana (Crea-DF), com a equipe do Confea: a ouvidora, Adriane Chandelier e as analistas eng. agr. e seg. trab. Ana Carolina Brito e eng. civ. Elizete Silva.

seminário da ouvidoria

“Uma das motivações para a realização do bate-papo é promover uma discussão qualificada dos resultados que cada Crea vem alcançando. Muitos temas, apontamentos são comuns nos regionais e essa troca traz clareza e sana duvidas do dia-a-dia das ouvidorias”, destacou a ouvidora do Confea, Adriane.

Para a ouvidora Tarsila Quadros a implantação do atendimento online gerou grande avanço nos tratamentos das manifestações. “Recentemente foi implantado no Crea-BA o atendimento online com vídeo, com essa ferramenta conseguimos mudar o olhar do profissional em relação ao nosso regional, o que tem sido muito positivo, motivando consequentemente os funcionários”, compartilhou Tarsila com os Creas presentes, que em seguida fizeram diversas perguntas referente ao atendimento online.

O Crea-DF destacou a contratação que foi feita em seu regional de uma psicóloga, que vem cuidando das reclamações internas, que antes era direcionada a ouvidoria. “Hoje as reclamações internas de colaboradores nem chegam à ouvidoria, pois o papel da psicóloga tem sido fundamental, estamos totalmente focados em atender o público externo”, destacou Fernanda.

Ao final das explanações dos Creas a analista do Confea eng. civ. Elizete Silva deu ênfase no curso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vem sendo tema de diversos questionamentos dos Creas. “Nós sabemos que muitas dúvidas ainda estão sem respostas, mas o ideal é que todo corpo funcional dos regionais façam o curso para que se apropriem do tema, não somente as ouvidorias. Aqui no Confea foi uma obrigatoriedade a realização do curso e o nosso Data Protection Officer (DPO) tem respondido todas as dúvidas referentes ao tema, para que quando a lei entrar em vigor todos os Creas estejam prontos “, enfatizou Elizete.

Os próximos encontros serão:
 
31/05 - Crea-RJ, Crea-MG, Crea-ES e Crea-SP
07/06 - Crea-SC e Crea-RS
14/06 - Crea-MS, Crea-GO e Crea-MT
 

Letícia Rodrigues de Almeida
Da Assessoria de Gabinete do Confea