Presidente participa de reunião do Comitê Mulher do Paraná

Brasília, 23 de abril de 2021.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Nesta sexta-feira (23), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, participou da reunião do Comitê Mulher do Crea Paraná (Crea-PR), juntamente com o presidente do Regional, eng. civ. Ricardo Rocha, e a coordenadora do Comitê no estado, eng. civ. Karlize Posanske da Silva. 

Na ocasião, o presidente do Regional,  Ricardo Rocha, destacou que o Comitê Mulher é fruto de uma ação iniciada quando Joel Krüger estava à frente do Crea Paranaense. “Aqui temos a tradição de dar prosseguimento às boas práticas”, disse Rocha. Por sua vez, o presidente Joel Krüger informou que o Programa Mulher já é realidade na maioria dos Creas e que meta agora é projetá-lo para além do Sistema. “Ações junto aos Poderes Executivo e Legislativo estão entre os nossos objetivos. Assim como levar o programa para fóruns internacionais, como a Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi) e a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP). O tema é relevante e os problemas enfrentados pelas mulheres são muito parecidos, independente da nacionalidade”, constatou o presidente do Confea.

Na oportunidade, o presidente Joel anunciou que o Federal está fazendo um trabalho de identificação das primeiras profissionais de cada profissão do Sistema. “A ideia é identificar e documentar essas pioneiras para que fiquem, merecidamente, registradas em nossa história com o devido reconhecimento profissional”, esclareceu Joel. 


Números do Paraná
Durante a reunião, a coordenadora do Comitê Mulheres, Karlize Posanske da Silva, apresentou os números do estado. No Crea-PR, existem 85 mil profissionais, sendo que 15% são mulheres, a maioria atuando na engenharia civil (7520 mulheres) e na agronomia (2673).

No Crea Paraná, as mulheres são maioria no quadro funcional, entretanto nos cargos de gerência e de fiscalização os homens prevalecem. No caso das entidades de classe do estado, 16% são presididas por mulheres. No Plenário do Crea, em relação aos últimos quatro anos, a atual composição apresenta o maior número de conselheiras (34). 

Coordenadora do Comitê no Paraná, eng. civ. Karlize Posanske da Silva

Posanske  destacou as diversas reuniões - realizadas entre março e abril deste ano -  em Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. “Tivemos a oportunidade de apresentar o Plano de Trabalho para 2021, além de prestar esclarecimentos para que o programa se fortaleça em todo o Paraná”, esclareceu Karlize. 

A coordenadora adiantou que no dia 23 de junho, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, o comitê vai realizar uma ação específica. Antes de encerrar a reunião, o presidente Joel sugeriu que o Comitê, em consonância com os outros estados, amadureça a ideia de se ter uma identidade visual única. “Acredito que assim se ganha em escala em termos de comunicação, de aparição da mídia”, explicou o presidente. 

Protagonismo feminino
O Programa Mulher começou a ser elaborado em 2018 e foi um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema Confea/Crea e Mútua. A principal meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 05 da ONU, além de fomentar a elaboração de políticas de interesse das mulheres engenheiras, agrônomas e da área das Geociências dentro das diversas entidades de classe e Creas, visando à participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema e de entidades de classe. Até o momento, 14 Creas já implementaram o projeto. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins. Conheça o https://www.programamulherconfea.com/ 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea