Joel Krüger lamenta morte do deputado José Carlos Schiavinato

Brasília, 14 de abril de 2021.

“Recebi com profunda tristeza a notícia da morte de mais um grande amigo, parceiro e defensor incansável da engenharia brasileira. Deputado federal, deputado estadual, prefeito de Toledo, presidente de entidade de classe, engenheiro civil, meu amigo Schiavinato fará muita falta na defesa da sociedade paranaense e do progresso sustentável de nosso país. Que Deus conforte em sua misericórdia o coração de familiares e amigos neste momento de imensa dor”.

Com essa mensagem, publicada em seu instagram, o engenheiro civil Joel Krüger, presidente do Confea, lamentou a morte de José Carlos Schiavinato, 66 anos, vítima de complicações da Covid-19, ocorrida na noite da terça-feira (13/04), em Brasília (DF), onde estava internado em um hospital desde o dia 03 de março.

Krüger e Schiavinato

Primeiro deputado federal a morrer por Covid-19 no exercício do mandato pelo Progressistas-PR, Schiavinato nasceu em Iguaraçu (PR), em 12/9/1954, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (PR), foi prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012), deputado pelo estado de 2015 a 2018, e estava no exercício de seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, onde integrava a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. 

O site da Câmara dos Deputados registra oito propostas apresentadas pelo parlamentar, que participou de 35 votações nominais e era conhecido por defender o municipalismo.

Já internado, Schiavinato não soube do falecimento da esposa, Marlene Schiavinato, em 12 de março, também vítima da Covid-19.  Ele deixa dois filhos e seis netos. Seu corpo será levado para Toledo. 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea