Confea registra a morte do engenheiro químico José Augusto Machado

Brasília, 14 de março de 2021.

Engenheiro químico José Augusto Machado

Dono de muitos saberes, o engenheiro químico José Augusto Machado, 73 anos, faleceu hoje (14/03), em Aracaju (SE), vítima de complicações da Covid-19.

Com pesar, o eng. civ. Joel Krüger, presidente do Confea, se solidariza aos que lamentam a perda sentida por familiares, amigos, ex-alunos e registrada em nota publicada no site do Crea-SE. 

“Já perdemos dezenas de profissionais vitimados por essa doença. Machado, infelizmente, se somou a esse seleto grupo de profissionais e, como outros, fará muita falta”.

Nascido no interior de Sergipe, na cidade de Itabaiana, formado em 1969 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi nessa instituição que Machado se especializou em Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia na Segurança do Trabalho, Fluídos e foi professor de Ecologia e Controle da Poluição e Higiene e Segurança do Trabalho, desenvolvendo trabalhos na área de aproveitamento de Resíduos Sólidos e Tratamento de Efluentes. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFP), ele estudou Química de Alcaloides, Síntese Orgânica e Zooquímica. 

Experiente na coordenação de estudos e projetos multidisciplinares de infraestrutura, Machado voltou sua atenção para o uso, controle e qualidade dos recursos hídricos e de solo para a produção de energia elétrica, foi presidente da Hidroconsult Consultoria e atuou como empresário.

Além de conselheiro, cargo que ocupou por diversas vezes no Crea-SE, Machado – empossado em janeiro de 2020 para um mandato que iria até 2023 – chegou à vice-presidência do regional onde, atualmente, coordenava a Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas. 

Do casamento de 49 anos com Iracema Barreto Machado, deixa três filhos.  

Sem velório, o corpo do conselheiro José Augusto foi sepultado às 17h, no domingo mesmo, no Cemitério Colina da Saudade.  

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea