Conheça os requisitos da ABNT para fabricação de ventilador pulmonar

Brasília, 11 de maio de 2020.

Profissionais da Engenharia que atuam no segmento de ventilação mecânica podem acompanhar ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (12/5), informações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acerca dos critérios aplicáveis à segurança e ao desempenho para projeto e fabricação de ventiladores pulmonares, que têm sido fundamentais para tratamento de contaminados por coronavírus. 

 

Programe-se:
12/5, 10h – Live no Facebook da ABNT com o tema “Prática recomendada ABNT PR 1003 - ventiladores pulmonares para cuidados críticos: requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação”

 

A live é um desdobramento da Prática Recomendada ABNT PR 1003, documento que reúne conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes, já que, entre os sintomas mais graves da covid-19, os pacientes apresentam problemas respiratórios e podem necessitar do auxílio de ventilação mecânica, por meio de terapia respiratória adequada. 

A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.

Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para acessar e ler a Prática Recomendada ABNT PR 1003, clique aqui.

 

Normas técnicas gratuitas
Outra iniciativa recente da ABNT, no sentido de contribuir na mitigação dos efeitos nocivos causados pelo coronavírus, foi a disponibilização gratuita de normas técnicas relacionadas à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para serviços de saúde durante esta pandemia, além de normativos relacionados a ventiladores pulmonares. Ao todo são 32 normas técnicas gratuitas que podem ser visualizadas integralmente e impressas diretamente da Loja Virtual ABNT, no ABNTCatálogo (www.abntcatalogo.com.br). 

O presidente da ABNT, Mario William Esper, explica que a intenção é orientar fabricantes, importadores e clientes dos equipamentos necessários ao enfrentamento desse momento crítico na área da saúde. O atendimento aos requisitos estabelecidos nas normas técnicas, como destaca Esper, resultará na qualidade do material em questão. “Mais que nunca, precisamos do intercâmbio de conhecimentos para preservar vidas. Infelizmente, é na época de crise que se percebe a necessidade e a importância da utilização das normas técnicas, pois sem elas não existe um padrão mínimo de qualidade e segurança”, ressalta o engenheiro civil. 

Confira a lista completa das normas gratuitas

 

Benefícios
Conheça também as vantagens para profissionais do Sistema Confea/Crea oferecidas pelo convênio firmado entre o Conselho e a ABNT.

 

Pesquisa e edição: Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da ABNT