I Workshop de Ensino de Engenharia e Agronomia realizado no Paraná

Palestrante engenheiro civil José Motta Filho discorreu sobre as possibilidades de inovações no ensino de Engenharia e Agronomia

Brasília, 27 de novembro de 2019.

Promovido pela Associação dos Engenheiros do Vale do Piquiriguaçu (Aenvapi) e pela Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), com patrocínio do Confea e apoio do Crea-PR, o I Workshop de Ensino de Engenharia e Agronomia tomou o campus Laranjeiras do Sul da UFFS nesta quarta (27). O evento foi conduzido pelo engenheiro civil, consultor especialista em metodologias ativas de ensino e designer de atividades educacionais José Motta Filho.

Durante o evento, voltado para docentes das áreas, o professor e engenheiro civil apresentou a palestra “A Educação para um Mundo Exponencial”, seguido de um treinamento sobre metodologias ativas de ensino. “Na primeira parte, abordamos assuntos relacionados à inovação na prática da docência, além da apresentação de temas para reflexão sobre a Educação Disruptiva, Inovação Evolutiva, Revolução Tecnológica, Estruturas Exponenciais, Educação 4.0, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Cultura Maker, BNCC na Prática, Competências Socioemocionais, Reskilling, Lifelong Learning, entre outros”, descreve o palestrante.

Organizadores do evento engenheiros Avelino Badotti Neto, Ronan Maciel Marcos e Martinho Machado Júnior, ao lado do palestrante José Motta Filho


Na segunda parte, houve um treinamento sobre metodologias ativas de ensino, por meio da técnica “Peer Instruction”, uma metodologia em que o professor deixa de ser o protagonista do ensino, tornando-se apenas um mediador do aprendizado, em que os alunos assumem o protagonismo pelo conhecimento. “Isso pode ser aplicado em todas as áreas. Existem estudos que dizem que o entendimento passa de 20 para 70 por cento dos alunos, tornando o aprendizado muito mais efetivo”, considera o engenheiro de pesca Ronan Maciel Marcos, um dos organizadores do evento, ao lado do presidente da Aenvapi, Avelino Badotti Neto, e do diretor do campus Laranjeiras do Sul da UFFs, Martinho Machado Júnior.

Feedback
Ronan agradece o apoio do Sistema Confea/Crea e destaca que o “o feedback do público foi maravilhoso, o público saiu com vontade de mudar as suas formas de trabalho”. Ele ressalta que o público ficou dentro do previsto, com a participação de 75 professores da região, apesar de uma tempestade que tomou a região durante a manhã. “Mesmo assim o público foi muito qualificado, formado apenas por professores, o que nos motiva a tentar fazer o segundo já no início do próximo semestre. É importante ressaltar que a maioria desses eventos é em capitais, e esse patrocínio do Confea possibilitou interiorizar esse workshop”.


Equipe de Comunicação do Confea, com a colaboração de Dinismary de O. Cardoso