Educação é a base para o desenvolvimento

Palmas (TO), 19 de setembro de 2019.

As nações que priorizam e valorizam a educação têm, objetivamente, maneiras concretas de ascensão profissional-econômica. E o baixo nível da educação no Brasil impacta negativamente em vários aspectos sociais. É sobre esse tema que os agrônomos se reuniram para falar sobre a educação no Brasil, no último dia da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

À frente da mesa de debate, o coordenador nacional da Câmara de Agronomia, Kleber Santos, foi o moderador da palestra do conselheiro federal eng. agr. Luiz Lucchesi com o tema: “Ensino, legislação e atribuições profissionais”.  “As 27 câmaras foram unânimes com o tema sobre a educação, porque ela é a base das profissões e tem uma questão muito forte que é a qualidade do ensino. No Brasil se abre uma faculdade em cada esquina a todo momento, e por isso é necessário trazer esse tema para a Soea. Aqui é onde vamos verdadeiramente ouvir a opinião dos profissionais, receber o feedback, críticas e sugestões para podermos melhorar cada vez mais nosso trabalho, frente à proteção da sociedade. Para o alimento chegar com qualidade à mesa do cidadão, é preciso que tenha sido acompanhado por um profissional habilitado e de formação de qualidade”, defendeu Kleber Santos.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Assista à playlist de vídeos no Youtube

“Este ano fizemos três reuniões com o Ministério de Educação (MEC), onde venho defendendo posicionamentos importantes para as profissões do Grupo Agronomia dentre os quais destaco aqueles relacionados à área de Educação. Como conselheiro federal representante das Instituições de Ensino Superior do Grupo Agronomia e professor tenho a missão de buscar melhorias nos ensinos. Hoje quero abordar os problemas graves do Brasil, um deles é a proliferação de escolas de agronomia e o ensino a distância de baixa qualidade”, disse Lucchesi.

O conselheiro durante sua explanação falou da importância de se estimular a formação de egressos do nível de Educação Superior com capacidade para o espírito científico e de pensamento reflexivo desenvolvido. Lucchesi ainda defendeu um formação holística e atribuições plenas, com respeito às particularidades de cada grupo profissional, além de defender o aprimoramento do Sistema de Informação Confea/Crea com o MEC.

Reportagem: Letícia Almeida (Crea-DF)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea