Abemec promove o Seminário sobre Termografia Aplicada à Análise de Danos (Termodan)

Brasília, 17 de junho de 2019.

 
No dia 18 de julho, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), será realizado o Seminário Termodan (Termografia Aplicada à Análise de Danos) promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Distrito Federal (Abemec-DF). Na ocasião, além de apresentar o relatório de análise termográfica das estruturas selecionadas, haverá duas palestras sobre a termografia aplicada com os palestrantes Antonio Tadashi  e Matheus Leoni.


O projeto se desenvolve em duas fases distintas, sendo a primeira delas voltada a um trabalho em campo com levantamento de dados de imagens termográficas de algumas estruturas selecionadas, considerando relevância, patrimônio e impacto social. Já a segunda fase é voltada às discussões e avanço de diálogo para o desenvolvimento da indústria nacional, assim como disseminação de conteúdo.

Segundo os organizadores, o Termodan é único e pioneiro no Brasil quanto ao seu formato, trazendo um trabalho de engenharia pregresso a um seminário nacional para debate de uma técnica de diagnóstico em engenharia de forma independente, não intrusiva e não destrutiva, permitindo avaliar determinadas manifestações patológicas sem recolher amostras, muito indicado para as inspeções iniciais de monumentos e obras de arte tombadas ou com restrições quanto à interrupção de uso. “Esse projeto nos surpreende não apenas pela receptividade de todos, mas pela energia agregadora que ele tem se mostrado ter. Semanalmente recebemos pedidos de interessados em participar”, comenta o coordenador do Projeto, Gutemberg Rios. O engenheiro explica que com o Termodan pode-se trazer uma nova ótica sobre a capital federal, uma ótica termográfica, unindo a técnica à segurança da sociedade e à preservação e manutenção de nosso patrimônio imobiliário.

Já o  coordenador do Projeto, Henrique Nery, explica que o Termodan tem se provado mais que uma ação de engenharia, ao passo que se mostra uma ação social em prol da durabilidade e segurança de nossas estruturas. “Aliar novas tecnologias com métodos de avaliação referendados com certeza é uma excelente alternativa pra quantificar as manifestações patológicas e assim embasar o poder público para uma tomada de decisão. Seguiremos firmes, difundindo conhecimento e lutando por uma engenharia proativa”, afirmou Henrique Nery.

O evento faz parte da série Aqui Tem Tecnologia [#aquitemtecnologia], que tem por objetivo a valorização profissional, promoção da engenharia e a educação e segurança da sociedade, com foco na disseminação de conteúdo técnico ou correlato à atuação profissional ou empresarial no segmento de engenharia ou carreira técnica.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, secção DF (Abemec-DF), da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Mútua e patrocínio do Confea.
 
Mais informações no site do projeto:
https://sites.google.com/view/abemec-df/termodan  
 
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/abemecdf
 
Acompanhe pelo seu celular:
https://1mc.co/2106gB3w
 
Equipe de Comunicação do Confea