Manaus sedia reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal

Integrantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal

Brasília, 28 de maio de 2019.
 
De 22 a 24 de maio, foi realizada a 2ª reunião de Coordenadorias Especializadas de Engenharia Florestal em Manaus (AM), no Hotel Intercity.

O encontro reuniu coordenadores de Câmaras de Engenharia Florestal de todos os Creas para debater proposição de indicadores e metas de fiscalização, além de levantamento de processos por infração e visita técnica.

De acordo com o coordenador, eng. ftal. Rafael de Souza Macedo (Crea-RO), as diretrizes definidas pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) pautaram a reunião, entre eles o levantamento sobre a infração de acobertamento. “De acordo com os números apurados pelos coordenadores juntos aos Regionais não foram encontradas infrações dessa natureza, seja tramitando ou arquivadas. Esse número revela a necessidade de uma fiscalização mais apurada”, defendeu o coordenador.

No dia 23, os integrantes das Coordenadorias visitaram o laboratório de manejo florestal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). “Estivemos no laboratório do projeto Bionte (Biomassa e Nutrientes Florestais), criado há quase 40 anos, e que serve de modelo para fiscalização na área florestal, cenário bem complexo para fiscalizar”.

Visita ao Inpa

Sobre o Manual de Fiscalização, o coordenador informou que está atualizado e impresso pelo Confea e estão aguardando apenas a distribuição. “Esse Manual chegando nos Regionais servirá de parâmetro paras as câmaras técnicas e para o setor de fiscalização”, explicou Macedo.

Para a próxima reunião da Coordenadoria, prevista para agosto, deverão ser apresentadas: a manifestação das Coordenadorias sobre as atividades afetas ao Sistema Confea/Crea que podem ser desenvolvidas pelos MEIs (Microempreendedor Individual); as proposições de indicadores e metas a serem divulgadas nos sites dos Creas; além de propostas de alteração da relação unificada de atividades e de obras e serviços de rotina.
 
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea