Engenharia de Pesca: congresso brasileiro em Manaus e exercício profissional na pauta do Confea

Brasília, 8 de abril de 2019.

Representantes da Engenharia de Pesca estiveram no Confea nesta segunda-feira (8) para tratar do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep) que irá acontecer de 21 a 24 de outubro, em Manaus (AM). O evento, que é realizado a cada dois anos desde 1979, terá como tema nesta edição a “Engenharia de Pesca: Desafios e Conflitos da Gestão Multidisciplinar sobre a Aquicultura e a Pesca no Brasil”.

"Reunião no Confea no dia 8 de abril"

De acordo com a organização, o congresso pretende divulgar e disseminar as inovações tecnológicas utilizadas na pesca industrial, artesanal e esportiva, na aquicultura e no processamento do pescado. “A proposta é discutir a aplicação de tecnologias na gestão do setor envolvendo o pescador, empresas, profissionais e a cadeia produtiva”, explica o eng. de pesca Elizeu de Brito, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (Faep), entidade que irá realizar o evento em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (Abep), a Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Amazonas e as demais associações estaduais.

Segundo o presidente da Faep, a expectativa é ter a presença do Confea no evento. “É importante ter a participação do Conselho no Conbep, onde temos representatividade junto a profissionais, estudantes e cadeia produtiva da pesca e da aquicultura”, comenta Elizeu que esteve na sede do Confea acompanhado do eng. de pesca e representante da Faep em Brasília José Sérgio Pinho.   

"Da esq. p/ dir.: Elizeu, Rossafa e Sérgio"

Valorização profissional
Com o chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Rossafa, os representantes da Faep trataram ainda da importância do bom exercício profissional do engenheiro de pesca por meio do uso do Livro de Ordem e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), a fim de garantir a qualidade do serviço prestado e a defesa da sociedade. “Parabenizo a Faep pela luta não apenas pela engenharia de pesca mas também pelo desenvolvimento nacional, considerando que a atividade é tão importante para o país”, finalizou Rossafa.

Participaram também da reunião a assessora do Gabinete e gerente de Relações Institucionais em exercício, eng. eletric. Fabyola Resende, a analista e eng. agr. Eveline Pinheiro, e a publicitária e gerente de Comunicação em exercício Sílvia Nunes.

Equipe de Comunicação do Confea