DNIT e Confea assinam acordo de cooperação técnica

Brasília, 20 de dezembro de 2018.

"(da esq.p/dir.) Rossafa, Soares, Fátima, Halpher, Delgado, Miriam Gomes (do núcleo de Inovação do Dnit), Araújo, Camoeiras e Monte Rosa"

“O acordo de cooperação que assinamos com o Confea já é do conhecimento e foi elogiado pela equipe do novo governo e que vai nos suceder à frente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT)" foi o que disse Halpher Luiggi,  diretor executivo do órgão, logo no início da reunião que, na manhã de 19/12, selou o acordo assinado com o Confea e com os Creas do Paraná, Distrito Federal e Goiás.


Acompanhado da presidente do Crea-DF, Fátima Có, do chefe de gabinete, Luiz Rossafa, dos assessores parlamentares Guilherme Cardozo e Marcos Teixeira, do assessor da presidência Luiz Sega e ainda dos conselheiros Ronaldo do Monte Rosa, Marcos Camoeiras,    Ricardo de Araújo  e Luciano Soares, o vice-presidente, Edson Delgado, assinou o documento pelo Confea.

“Estive reunido com os integrantes da nova equipe e informei ainda sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Eles  se mostraram satisfeitos”, completou Halpher.  Para ele, “a parceria é positiva para os engenheiros que atuam junto aos governos federal, estadual e municipal”.

"Delgado e Halpher"

O diretor executivo do DNIT afirmou que “os profissionais têm que usar as ferramentas que o Conselho oferece e este acordo é uma delas”.  Ele acredita que os conhecimentos técnicos e o parecer de engenheiros têm que prevalecer quando o assunto é aprovar projetos de infraestrutura”. 

Para Halpher, a assinatura do acordo “é uma semente que em breve dará muitos e bons frutos”.  Fátima Có, por sua vez, anunciou que outros acordos de cooperação devem ser assinados com demais órgãos governamentais – em Brasília são 536 -, como agências reguladoras e tribunais, por exemplo.  “Vamos buscar parceria com as associações de engenheiros de órgãos do governo”.

Durante a reunião, Paulo Moreira Neto, presidente da Associação dos Engenheiros do DNIT e José Gilberto Campos, Diretor do Departamento Técnico do Crea-DF, agendaram um novo encontro para 13 de fevereiro próximo. “Temos que aproveitar esse potencial de fiscalização”, afirmou Delgado, sugerindo que outros Creas busquem a mesma parceria.


Aproximação – O acordo assinado hoje entre Confea e DNIT – depois de aprovação da decisão plenária vem sendo estudado desde o ano passado, período em que diversas reuniões foram realizadas para estabelecer as regras, entre elas, o compartilhamento de dados e informações relativas ao acervo técnico registrado no Sistema Confea/Crea, a proteção à sociedade e valorizar a atividade profissional. 

Saiba mais


Matérias relacionadas

- DNIT e Confea discutem melhorias na emissão e acesso de Certidões de Acervo Técnico.

- Para fortalecer a engenharia pública.

 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea