Confea torna-se membro da Federação de Engenheiros de Língua Portuguesa (Faelp)

Brasília, 18 de setembro de 2018.

 


Nos dias 12 e 13 de setembro, uma comitiva do Confea participou do 3º Congresso dos Engenheiros de Língua Portuguesa (CELP), que teve como tema Alterações Climáticas. 

O evento realizado em Maputo, Moçambique, além de debates e painéis, sediou a Assembleia Geral da Federação de Engenheiros de Língua Portuguesa (Faelp), onde o Confea foi conclamado por unanimidade como membro de pleno direito.

Segundo o conselheiro federal eng. civ. André Luiz Schuring, “a grande importância de fazer parte deste comitê internacional está na troca de informações, saber mais sobre as dificuldades inerentes aos Conselhos, além de abrir espaço para que possamos fazer tratados e convênios, até a migração de profissionais entre os sete países de língua portuguesa” .

"Conselheiro André Schuring, conselheiro Osmar Barros e o funcionário do Confea Flávio Bolzan"

Os conselheiros federais, que integraram a comitiva,  participaram dos painéis. O conselheiro federal suplente eng. eletric.  Francisco José Fernandes Arruda palestrou no painel “Recursos Naturais – Petróleo, Gás e Minério”; já o conselheiro federal eng. civ. André Luiz Schuring foi moderador do painel “Território e Ambiente” e o conselheiro federal suplente eng. agr. Laerte Marques da Silva foi orador do painel “Água”. O conselheiro federal eng. civ. Osmar Barros, que estava representando o presidente do Confea, participou da mesa-redonda final.

A Faelp - criada em novembro de 2016 e com sede na Ordem dos Engenheiros de Portugal - tem como função e missão estimular, promover e uniformizar a ação e as práticas dos engenheiros de Países e territórios de Língua Portuguesa. O primeiro mandato de presidente, que vai até 2020, é exercido pelo engenheiro civil José Tadeu, que já foi presidente do Confea.

Equipe de Comunicação do Confea