Febrageo propõe 55 diretrizes a candidatos das eleições 2018

Brasília, 17 de setembro de 2018.

A Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) sinaliza a candidatos das eleições 2018 do Brasil propostas que refletem as discussões realizadas pela entidade no último ano.

O documento reúne 55 diretrizes acerca dos seguintes temas: setor mineral; petróleo e gás; obras de Engenharia, planejamento territorial e meio ambiente; geodiversidade; e ensino. Cada propositura traz um texto sintético de apresentação e uma justificativa.

Um segundo objetivo da iniciativa, registrado pela diretoria da Febrageo na apresentação do documento, é que o compilado funcione também como referência orientativa para ações da entidade junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e governos estaduais e municipais.

 

ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

 

Coletivo
Em cumprimento de seus objetivos, a Febrageo lançou, em 2017, o Geo Políticas: Fórum Permanente de Políticas Públicas em Geodiversidade, com o objetivo principal de discutir e propor políticas públicas nacionais, regionais, estaduais e municipais sobre geodiversidade e temas correlatos de forma conjunta, permanente e integrada, atuando em vários estados, buscando incrementar a ação dos geólogas(os) ou engenheiras(os) geólogas(os) junto à sociedade.

Desde o primeiro evento realizado no ano passado, foram discutidos diversos assuntos ligados à geodiversidade, que culminaram na realização, em agosto e setembro de 2018, de encontros regionais para elaboração de um documento único a ser apresentado aos candidatos à eleição deste ano e, principalmente, para servir de fundamento a ser alcançado em ações integradas a serem executadas nos próximos anos pelas entidades filiadas à Febrageo.

Para elaboração desse documento, foram realizados eventos abertos ao público em geral nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Cuiabá, além de reuniões feitas por entidades em outros estados. Todas as propostas discutidas e aprovadas nesses eventos e reuniões foram encaminhadas à diretoria da Febrageo para organizá-las em um único documento nacional.

A entidade
A Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega atualmente 28 entidades regionais representativas constituídas exclusivamente de geólogas(os) ou engenheiras(os) geólogas(os), formadas por associações e sindicatos brasileiras, que representam mais de 12 mil profissionais espalhados por todo país. Ligada ao Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea, a federação é dirigida por um Conselho de Representantes, uma Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal, que desenvolvem suas atividades de forma honorífica.

Tem, entre outras missões, a finalidade de coordenar a nível nacional as entidades representativas da categoria profissional, com o intuito de compatibilizar os interesses e as aspirações da categoria com os demais segmentos da sociedade brasileira, com vistas a uma sociedade justa, livre e democrática; representar o pensamento dos geólogas(os) brasileiras(os) junto à opinião pública, aos poderes constituídos, às entidades municipais, estaduais, federais e internacionais bem como aos demais órgãos e empresas de âmbito nacional e estadual, públicas ou privadas; e promover a dinamização das entidades representativas, incentivando a efetiva participação de todos os associados no processo de discussão e decisão.

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Febrageo