CNA, OCB e Confea defendem financiamento da assistência técnica rural

Brasília, 5 de setembro de 2018.

O Confea continua sua luta para que a assistência técnica volte a ser financiada pelo Crédito Rural e o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária será fundamental para isso. Com esse sentimento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, manifestou-se sobre a adesão da Frente Parlamentar da Agricultura à proposta encaminhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, na manhã desta terça (4), em torno de ações que vêm sendo protagonizadas, no Sistema, pelo Grupo de Trabalho Crédito Rural, Assistência Técnica e Crédito Rural, do Confea.

"Da esq. para a direita: Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi; presidentes da Associação das Empresas de Assistência Técnica do Mato Grosso do Sul, Juliano Pizzatto, e da Associação Paranaense de Empresas de Planejamento Agropecuário, Daniel Galafassi, e Chefe de Gabinete do Confea, Luiz Rossafa, na CNA, em julho"

“Agora à tarde estive na Câmara dos Deputados e falei sobre o assunto. A OCB participou da reunião e as cooperativas estão muito integradas ao GT e à CCEAGRO nesse processo, e essa participação na entrega do documento reflete isso. Portanto, essa ação é mais uma consequência dos trabalhos do GT ATER e Crédito Rural, do Confea”, declarou o coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia, Kléber Santos, informando que o tema deverá ter sua continuidade nos próximos dias 17 e 18, em reunião do GT, e de 19 a 21, na reunião da CCEAGRO em São Paulo.


“Uma manifestação que é fruto da ação do GT Crédito Rural e Assistência Técnica. Meus aplausos a todos que com ele têm colaborado”, considerou o conselheiro federal João Bosco de Andrade, um dos integrantes do GT.  De acordo com o presidente da CNA, Pedro Loyola, os parlamentares afirmaram que não vão medir esforços para negociar com o Ministério da Fazenda o retorno do financiamento da assistência técnica.

Em julho, Confea e CNA haviam se reunido para marcar o posicionamento comum contra a versão mais recente do Manual de Crédito Rural. O tema havia sido motivo de um manifesto do Conselho a respeito do tema. Com a participação de diversas entidades do setor, a reunião contou com as participações de Kléber Santos, João Bosco de Andrade, do chefe de gabinete do Confea, Luiz Rossafa, e ainda de outros integrantes do GT, os especialistas engenheiros agrônomos  Ângelo Ximenes e Daniel Galafassi.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea