Coordenadorias e Ceap promovem reuniões

Neste último dia de atividades da Soea, reuniões das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), de Engenharia Civil (CCEEC) e das Comissões de Ética (CNCE) e das Comissões de Educação e Atribuição Profissional dos Creas apontaram a continuidade de propostas em andamento e ainda  caminhos a serem trilhados.

Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST)
“Temos que lutar para conseguirmos trazer as instituições de ensino para dentro do Sistema”. Esse foi a destaque dado pelo coordenador Luiz Antônio Melo (PE), que considera a participação das instituições de ensino dentro do Sistema fundamental. Luiz destacou ainda que aproximar as instituições de ensino ao Sistema Confea/Crea é importante, não só para o Sistema, mas para as instituições. Para ele, os desafios da educação têm que ser debatidos com os Conselhos. “O processo de qualificação do profissional não termina na universidade. Ele deve ser contínuo. Hoje, as coisas mudam com muita velocidade e acompanhar esse profissional, nessa parceria entre conselho e universidade, é o melhor caminho”.

Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC)
O Livro de Ordem foi o destaque das discussões do último dia da Soea na Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil. “Nós que estamos à frente da parte operacional temos que fazer parte das definições sobre o Livro de Ordem”, disse o coordenador nacional. E fez um breve relato de como estão as discursões dobre o processo dentro do Controladoria-Geral da União (CGU). O presidente do Confea, Joel Krüger e a presidente do Crea-DF, Fátima Có, se posicionaram em relação ao tema e foram consenso em defender que o Sistema não pode dizer que não dará certo se não tentar. “Faço um compromisso diante de todos que, nas próximas reuniões, a coordenação nacional será chamada para debater o tema”, disse Joel. Já Fatima Có esclareceu: “Uma das diretrizes é que as câmaras definam as atividades as quais terão aplicabilidade e é bom esclarecer que o Livro de Ordem não será vinculado à CAT”, disse, sendo aplaudida por todos.

Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética (CNCE)

Durante toda a Semana, o foco da Comissão de Ética foi definir padrões para todas as câmaras. “Precisamos padronizar os procedimentos de condução dos processos. E ter como tema da Soea a Ética, além de nos deixar confiantes de que estamos no caminho certo, mostra que o tema não precisa estar fechado em discursões regionais e ainda abre o leque para definições mais amplas, como foi tratado aqui durante toda a semana”, destacou o coordenador Arthur Milhomem.

Comissões de Educação e Atribuição Profissional dos Creas (CEAPS)
Considerações sobre as novas diretrizes curriculares propostas para os cursos de engenharia foram alguns dos encaminhamentos da Ceaps. Os coordenadores se manifestaram através de um documento onde fizeram uma avaliação sobre a propositura, como posicionamento e esclarecimento para discussão junto ao Confea, MEC, Abenge e demais órgãos e instituições envolvidas. Os 27 Creas ali representados reafirmaram a vontade de serem mais ouvidos no que tange a questões nacionais, e não somente nas questões regionais.


Reportagem: Letícia Almeida (Crea-DF)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 75ª Soea
Fotos:
Art Imagem Fotografias