Cadastro Urbano Georreferenciado e Soea são destaques da abertura da plenária

Brasília, 5 de abril de 2018.

"Abertura da plenária contou com a participação do coordenador da CCEAGRI, Joseval Carqueija; coordenador do Colégio de Presidentes, Francisco Almeida; diretor-presidente em exercício da Mútua, Marcelo Morais, e do coordenador do CDEN, Wilson Lang"

O Cadastro Urbano Georreferenciado foi pauta de reflexões entre os integrantes da sessão plenária nº 1455, na manhã desta quinta (5). Para o titular da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agrimensura, Joseval Carqueija, o assunto demanda atenção dos profissionais do Sistema, uma vez que o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) está em fase de implantação. Para ele, o georreferenciamento permite a compilação de dados que mapeiam não apenas os imóveis urbanos, mas também redes de água e energia por exemplo, garantindo uma base cartográfica segura para o aprimoramento do trabalho dos profissionais da Engenharia e também da gestão pública de infraestruturas. “Peço ajuda do Confea para levarmos adiante essa iniciativa que é importante para o desenvolvimento do nosso país”, solicitou.

Em resposta, o presidente Joel Krüger garantiu apoio ao projeto e parabenizou o empenho de todos do Sistema que estão envolvidos nesta iniciativa. Entre eles, os conselheiros federais Daniel Salati e Alessandro Machado, o qual informou estar acompanhando de perto o assunto. “Nos dias 16 e 17 de abril, teremos reunião sobre o tema, e no dia 17 de maio faremos o lançamento do Manual da Engenharia, o único no Brasil sobre cadastro urbano”, adiantou Machado ao falar em linhas gerais sobre o manual que será desenvolvido pelo Confea em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O guia permitirá a operacionalização técnica e padronizada do Cadastro Imobiliário Brasileiro.

O envolvimento do Confea neste projeto visa ressaltar a importância do papel do profissional registrado na gestão de informações territoriais, a fim de evitar o que foi feito nos anos anteriores durante a adoção do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR). “À época, alertamos que o CAR demandava pessoas especializadas. Hoje marcamos presença e não abrimos mão da participação de profissionais habilitados na implantação do Sinter”, comentou o conselheiro federal Daniel Salati, ao lembrar que as autoridades governamentais responsáveis pela implementação do CAR foram orientadas pelas lideranças do Sistema, mas que, ainda assim, foi permitido que o Cadastro Rural fosse alimentado por leigos.

O presidente do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes, Franscisco Almeida, também chamou atenção para o tema. “Aproximadamente 60% a 70% do CAR está errado e está dando problemas para os cartórios, por isso é importante que o Confea fique atento para que o Cadastro Urbano seja feito por profissionais registrados”, recomendou.


Soea
No próximo dia 19 de abril será lançada a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). A cerimônia será na Associação Comercial de Maceió (AL), a partir das 18h30, conforme informou o presidente do Confea. O maior evento do Sistema reunirá entre 21 e 24 de agosto, na capital alagoana, aproximadamente 3 mil profissionais de todo o Brasil para discutir a temática “Engenharia e ética na reconstrução do Brasil”.

Confira mais fotos no Facebook do Confea

Já o chanceler do Mérito, Zerisson de Oliveira Neto, lembrou que o prazo para indicação de profissionais para as Honrarias do Mérito termina amanhã (6). Até o momento foram propostos 25 nomes. A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito e da Menção Honrosa, assim como da Inscrição no Livro do Mérito, que acontece durante a Soea, é um reconhecimento do Sistema aos profissionais que deram contribuições relevantes ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes e ao desenvolvimento socioeconômico da nação.

Também compuseram a mesa de abertura da sessão plenária o vice-presidente Edson Delgado e o diretor-presidente em exercício da Mútua, Marcelo Morais, responsável por apresentar ao plenário o relatório mensal da Caixa de Assistência dos Profissionais. Essa agenda será amanhã (6).

Coordenadorias de Câmaras

"Coordenador da CCEAGRI,Joseval Carqueija, destacou a importância do debate sobre o Cadastro Urbano Georreferenciado"

Foi aprovado nesta sessão o Calendário Anual de Reuniões Ordinárias das Coordenadorias de Câmaras Especializadas (CCEC) de Agronomia (CCEAGRO), de Agrimensura (CCEEAGRI), de Engenharia Civil (CCEEC), de Engenharia Elétrica (CCEEE), de Engenharia Florestal (CCEEF), de Engenharia Industrial (CCEEI), de Engenharia Química (CCEEQ), de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), de Geologia e Minas (CCEGM) e  das Comissões de Ética dos Creas (CNCE).

As CCEC são fóruns consultivos do Confea compostos pelos coordenadores das câmaras especializadas dos Creas. Têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, inclusive de cunho normativo, voltadas à uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no território nacional e à maximização da eficiência dos Creas e de suas câmaras especializadas.

Mestrado inédito
Proposta de novo curso de mestrado “Engenharia de Avaliação” foi apresentada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape Nacional) e também coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Wilson Lang. A iniciativa inédita no país é fruto de um trabalho de dez anos e conta com a parceria entre Ibape, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha, maior referência do assunto. “Tenho a alegria de informar essa novidade aqui e dizer que agora vamos para a execução dessa iniciativa”, comentou Lang que recebeu o reconhecimento do presidente Krüger. “É uma conquista importante para a Engenharia”, destacou.

Equipe de Comunicação do Confea